biblioteca

Resumo Executivo de Bertioga – Litoral Sustentável – Desenvolvimento com Inclusão Social

autoria:
Instituto Pólis
ano: 2013
páginas: 44

O Resumo Executivo traz a síntese do Diagnóstico Urbano Socioambiental Participativo do Município de Bertioga (Relatório de Bertioga), parte do projeto Litoral Sustentável – Desenvolvimento com Inclusão Social.

Proposto pelo Instituto Polis e apoiado pela Petrobras, este projeto inicia-se com a construção de um diagnóstico urbano socioambiental participativo dos municípios do Litoral Norte e da Baixada Santista, articulado com a construção de um diagnóstico da região que, juntos, suportarão a elaboração de Agendas de Desenvolvimento Sustentável para os municípios e para a região.

Neste Resumo Executivo, os diferentes conteúdos tratados de maneira detalhada no Relatório foram articulados e organizados em quatro partes, no sentido de expor, de maneira concisa, os principais resultados das análises.

A primeira parte aborda um panorama geral do município de Bertioga, recuperando os aspectos mais relevantes de sua história e de sua urbanização, identificando traços específicos.

A segunda parte, os principais desafios para o desenvolvimento sustentável de Bertioga, retratando uma síntese das análises dos diferentes temas, apontando questões a serem enfrentadas no campo econômico, da organização socioterritorial e da gestão pública.

A terceira parte traz a visão da população sobre a realidade do município e reflexões sobre as diferentes perspectivas para o seu desenvolvimento. Na parte final, algumas considerações sobre as potencialidades de fortalecimento do desenvolvimento sustentável do município, construídas a partir da articulação entre as expectativas e visões dos diferentes segmentos da sociedade com as tendências identificadas pelas leituras técnicas.

Saiba mais sobre o projeto Litoral Sustentável.

Resumo Executivo de Bertioga – Litoral Sustentável – Desenvolvimento com Inclusão Social