O Instituto Pólis é uma ONG (Organização Não Governamental) de atuação nacional e internacional. Fundado em 1987, o Pólis atua na construção de cidades justas, sustentáveis e democráticas, por meio de pesquisas, assessoria e formação que resultem em mais políticas públicas e no avanço do desenvolvimento local.

Séries e Livros

PublicaçõesPesquisas, Projetos, Resumos Executivos Litoral Sustentável
Resumo Executivo de Caraguatatuba – Litoral Sustentável – Desenvolvimento com Inclusão Social

Resumo Executivo de Caraguatatuba – Litoral Sustentável – Desenvolvimento com Inclusão Social

O resumo executivo de Caraguatatuba traz a síntese do Diagnostico urbano socioambiental participativo do município de Caraguatatuba (Relatório de Caraguatatuba), que é parte do projeto Litoral Sustentável – Desenvolvimento com Inclusão Social.

O litoral paulista tem experimentado grandes transformações nas últimas décadas, com processos de urbanização, muitas vezes desordenados, com forte impacto na vida de quem mora, trabalha e frequenta a região. Agora, um novo processo de transformação está sendo impulsionado pelos projetos em curso na região, como a exploração do pré-sal.

Proposto pelo Instituto Pólis e apoiado pela Petrobras, este projeto inicia-se com a construção de um diagnóstico urbano socioambiental participativo dos municípios do Litoral Norte e da Baixada Santista, articulado com a construção de um diagnóstico da região.

Estes diagnósticos suportarão a elaboração de Agendas de desenvolvimento sustentável e a proposta de um Observatório (segunda etapa do Projeto) e sua implementação (terceira etapa do projeto). Serão desenvolvidas treze agendas municipais e uma regional, construídos a partir do debate com a população visando a definição de ações e de suas condições de implementação (atores estratégicos, meios financeiros e horizontes temporais), considerando ainda o mapeamento de projetos e ações convergentes existentes.

O “Observatório Litoral Sustentável” surge como um instrumento de disseminação de informações, espaço de interação entre diversos agentes locais da sociedade civil e dos governos, fomentando a gestão e análise compartilhada da informação e assegurando o monitoramento e acompanhamento da implementação das Agendas desenvolvidas e pactuadas ao longo do desenvolvimento da segunda fase do Projeto.

Autor(es): Instituto Pólis
Ano: 2013
Páginas: 44 p.
Download • 1.01mb

Outros Pesquisas, Projetos, Resumos Executivos Litoral Sustentável