biblioteca

Resumo Executivo de Mongaguá- Litoral Sustentável – Desenvolvimento com Inclusão Social

autoria:
Instituto Pólis
ano: 2013
páginas: 48

O resumo executivo traz a síntese do Diagnóstico urbano socioambiental participativo do município de Mongaguá, que é parte do projeto Litoral Sustentável – Desenvolvimento com Inclusão.

Proposto pelo Instituto Pólis e apoiado pela Petrobras, este projeto inicia-se com a construção de um diagnóstico urbano socioambiental participativo dos municípios do Litoral Norte e da Baixada Santista, articulado com a construção de um diagnóstico da região.

O Diagnóstico urbano socioambiental participativo de Mongaguá parte da caracterização do município e de uma extensa sistematização de dados, para desenvolver análises sobre o ordenamento territorial do município investigando os principais traços de sua ocupação, os diferentes tipos de necessidades habitacionais, as demandas e desempenhos relativos ao sistema de saneamento ambiental, as condições de mobilidade local e regional, os espaços territoriais especialmente protegidos e os grandes equipamentos e infraestruturas de logística existentes e previstos que impactaram o desenvolvimento deste território.

Nesse resumo executivo, os diferentes conteúdos tratados de maneira detalhada no Relatório foram articulados e organizados em três partes principais no sentido de expor de maneira concisa os principais resultados das análises.

A primeira parte, apresentamos um panorama geral do município de Mongaguá, recuperando os aspectos mais relevantes de sua história e de sua urbanização, identificando traços específicos do município.

A segunda parte, indicamos os principais desafios para o desenvolvimento sustentável de Mongaguá, retratando uma síntese das análises dos diferentes temas, apontando questões a serem enfrentadas no campo do desenvolvimento econômico, da organização socioterritorial e da gestão pública.

Na terceira parte, trazemos a visão da população sobre a realidade do município e reflexões sobre as diferentes perspectivas para o desenvolvimento sustentável do município, construídas a partir da articulação entre as expectativas e visões dos diferentes segmentos da sociedade com as tendências de desenvolvimento identificadas pelas leituras técnicas.