O Instituto Pólis é uma ONG (Organização Não Governamental) de atuação nacional e internacional. Fundado em 1987, o Pólis atua na construção de cidades justas, sustentáveis e democráticas, por meio de pesquisas, assessoria e formação que resultem em mais políticas públicas e no avanço do desenvolvimento local.

Institucionais

PublicaçõesAções

#VOZESdoPolis com Martha Lemos

“Saí muito reflexiva com o encontro do Projeto Juventude nas Cidades… troca de saberes entre os coletivos presentes, conversa sobre direito à cidade e conjutura política, acesso a cultura, saúde, educação… em meio a muitas vozes, a vivência daquelas e daqueles jovens gritam em meio a uma multidão e uma cidade enraivecida!

O ódio é o contrário da alteridade. É apolítico…
Alteridade é substantivo feminino – natureza ou condição do que é o outro, do que é distinto, diferente e, ao mesmo tempo, relacional.
Urge respeitarmos o lugar de fala e atuação de cada uma, de cada um. E seguir não de fragmentação em fragmentação, mas de possíveis conexões, com a coragem e ousadia para o enfrentamento de estruturas perversas sociais como o racismo, o machismo, o sexismo, a xenofobia, a concentração de poder, as desigualdades de classe, as violências inúmeras que alcançam as pessoas diariamente…

Mais uma vez as juventudes me mostram isso e sou abençoada, aqui e agora, por essa experiência única!”

Martha Lemos, educadora da área de cultura, juventudes e participação

Autor(es): Martha Lemos
Ano: 2018

Outros Ações