O Instituto Pólis é uma ONG (Organização Não Governamental) de atuação nacional e internacional. Fundado em 1987, o Pólis atua na construção de cidades justas, sustentáveis e democráticas, por meio de pesquisas, assessoria e formação que resultem em mais políticas públicas e no avanço do desenvolvimento local.

Vídeo: #SupportRight2City – Second Episode – The Hidden Match

Direito à Cidade é não permitir que alguns poucos ricos e privilegiados se beneficiem de megaeventos esportivos e megaprojetos de desenvolvimento urbano às custas da população.

Megaeventos esportivos podem sim acender o espírito e capacidade cívica da cidade, produzir um sentimento de orgulho em relação às nossas cidades, e ajudar a aumentar o turismo e criar estímulos econômicos. Mas megaeventos e projetos apenas beneficiarão a TODOS quando forem deliberadamente concebidos para fazê-lo. Se mudarmos a abordagem de desenvolvimento, megaeventos esportivos – como os Jogos Olímpicos – podem reduzir, ao invés de produzir desigualdade.

Confira o segundo episódio da campanha #SupportRight2City, da Global Platform for the Right to the City, que mostra um lado pouco apresentado na mídia tradicional. Infelizmente não somos todos olímpicos.

Ficha técnica:

Direção: Carolina Caffé

Captação de Imagens:  Carolina Caffé e Patrick Granja

Edição: Estúdio B e Nana Ribeiro

Produzido por Global Platform for the Right to the City