Futuro sem Plásticos: soluções para banimento de descartáveis

futuro sem plásticos: soluções para banimento de descartáveis

parceria de fomento

A crescente produção de plásticos de uso único e descartáveis, nem todos passíveis de reciclagem, tem agravado a crise socioambiental e climática. Além disso, inexistem sistemas adequados de coleta seletiva dos plásticos passíveis de reciclagem no Brasil. Na escala local, esta realidade impõe sérios problemas (ambientais, sociais e econômicos) que afetam diretamente a vida da população e os ecossistemas.

O curso Um Futuro Sem Plásticos: soluções para banimento de descartáveis, realizado através de parceria de fomento com a Fundação Heinrich Böll Brasil, propõe debater as consequências da crescente produção de plásticos descartáveis, bem como os marcos jurídico-institucionais relacionados à questão e as iniciativas concretas que podem ser adotadas pelos diversos atores sociais no seu enfrentamento.

Serão 7 aulas às terças-feiras das 19h às 21h, integralizando 15h de curso, com emissão de certificado mediante participação em no mínimo 75% de nossas atividades. Todos os encontros serão virtuais e o curso é gratuito e aberto a qualquer pessoa interessada. No entanto, a seleção para as vagas (caso seja necessário) priorizará servidores(as) e gestores(as) públicos;  parlamentares e integrantes de suas assessorias; ativistas e integrantes de organizações da sociedade civil ou movimentos sociais.

Programação

educadores

Amanda Ohara é mestre em Planejamento Energético pela COPPE/UFRJ e graduada em engenheira química pela UNICAMP. Atua há 15 anos no setor energético brasileiro. Trabalhou nas áreas de Engenharia Básica e na Estratégia Corporativa da Petrobras, onde desenvolveu conhecimento aprofundado sobre o mercado internacional de petróleo, gás natural e biocombustíveis e nas diferentes tecnologias para produção de combustíveis e petroquímicos básicos. Atuou também como consultora em energias renováveis e eficiência energética, desenvolvendo estudos e coordenando atividades em projetos de Energia da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), e como coordenadora técnica do Instituto E+ Transição Energética. Desde 2021, é consultora do portfólio de Energia do iCS.

Carlos Alberto Mendes Moraes é engenheiro, com pós-doutorado pela Sogang University na Coréia do Sul, doutorado pela University of Manchester and Institute of Science and Technology UMIST, mestrado em engenharia metalúrgica e graduação em engenharia metalúrgica, ambos pela UFRGS. Atualmente é professor dos programas de pós-graduação em engenharia mecânica – PPGEM, e em engenharia civil – PPGEC da Unisinos.

Joice Maciel é doutoranda em engenharia civil, mestre em ciências sociais pela UNISINOS, especialista em gestão ambiental e social, graduada em gestão ambiental. Atua como pesquisadora na Apoena Socioambiental.

Lara Iwanicki é graduada em Engenharia Ambiental pela Universidade Estadual de São Paulo (UNESP). Mestre em Gestão Ambiental pela Universidade de Yale (EUA). Atua há 7 anos no terceiro setor, tendo trabalhado com diversas ONGs internacionais como WWF, NRDC e Rare, em projetos relacionados à conservação marinha e gestão pesqueira. Desde 2017 atua na Oceana, maior ONG de advocacy voltada para a conservação dos oceanos, onde é gerente da campanha de Combate à Poluição Marinha por Plásticos e autora do estudo “Um Oceano Livre de Plásticos: soluções para a poluição marinha no Brasil”.

Luís Fernando Amato Lourenço é graduado em engenharia ambiental, doutor em ciências pela Faculdade de Medicina da USP  e possui pós-doutorado pelo Instituto de Estudos Avançados da USP no Programa Cidades Globais.  Atua como docente e pesquisador na esfera pública e privada, com ênfase em questões relacionadas à contaminação ambiental, análise de risco e saúde ambiental. 

Roberto Laureano Rocha é dirigente da Cooperativa CRUMA, do Movimento Nacional dos Catadores e da Associação Nacional de Catadores (ANCAT).

Valquiria Candido é fundadora e presidente da Cooperativa de Catadores do Parque Cocaia (Cooperpac) e membro do Comitê Catadorxs da Cidade de SP.

Vitor Leal Pinheiro é graduado em Comunicação Social pela Universidade de São Paulo. Pós-graduado em Ciência Política pela FESP-SP e em Gestão de Sustentabilidade pela FGV/SP. Trabalhou por dez anos como redator e planejador e, desde 2012, dedica-se exclusivamente ao terceiro setor e causas socioambientais, coordenando campanhas na Oxfam, no Greenpeace e, atualmente, no escritório do PNUMA do Brasil. Atuou nas pautas de energias renováveis, mobilidade urbana e hoje coordena a campanha Mares Limpos de combate à poluição plástica e ao lixo marinho.

inscrições

O curso é gratuito e aberto a todas as pessoas que tenham interesse pela temática. Contudo, caso seja necessário, serão priorizadas as inscrições de servidores(as) e gestores(as) públicos;  parlamentares e integrantes de suas assessorias; ativistas e integrantes de organizações da sociedade civil ou movimentos sociais.

As vagas são limitadas e as inscrições podem ser realizadas até o dia 13/09.

Lembramos que as vagas são limitadas e que as inscrições podem ser encerradas antecipadamente.

regras de isenção

Tendo em vista a missão da Escola da Cidadania, oferecemos isenção na inscrição para até 20 participantes de movimentos populares, coletivos e organizações da sociedade civil. Para solicitar isenção, as pessoas interessadas devem preencher este formulário até dia 23/03. A seleção levará em conta critérios de gênero, raça, orientação sexual e situação de moradia. Encorajamos principalmente a participação de pessoas negras, trans e/ou moradores de periferias e favelas.

   

contato

escola@polis.org.br

   

referências

Confira as indicações de leitura e de vídeos para cada unidade do curso nas caixas abaixo.