notícias

Participe da Mobilização Mundial pelo Clima em São Paulo!

19/10/2015

No dia 29 de novembro haverá uma mobilização em diversas cidades do mundo para pressionar os líderes mundiais a tomarem medidas mais ambiciosas no combate ao aumento da temperatura global. A mobilização acontece dias antes da 21ª Conferência Pelo Clima (COP21), em Paris, que terá como principal objetivo costurar um novo acordo entre os países para diminuir a emissão de gases de efeito estufa, diminuindo o aquecimento global e em consequência limitar o aumento da temperatura global em 2ºC até 2100.

O Instituto Pólis faz parte da Mobilização Mundial pelo Clima em São Paulo. Engaje-se e traga sua organização para assinar o Chamado!

Curta a página da Mobilização Mundial pelo Clima em SP no Facebook para acompanhar as novidades. 

Confirme presença na Mobilização Mundial pelo Clima em São Paulo no dia 29 de novembro!

Leia o Chamado:

Mobilização Mundial pelo Clima – Chamado para Ação em São Paulo

Em dezembro deste ano, líderes mundiais estarão reunidos pela última vez nesta década para definir como nossos países enfrentarão as mudanças climáticas. Durante a Conferência do Clima de Paris, eles vão apresentar suas soluções para impedir o aquecimento acima dos 2ºC. Segundo os cientistas, este é o limite de aumento de temperatura para evitar catástrofes climáticas irreversíveis.

A ação política deve ser imediata! Nossos/as governantes continuam tímidos nas negociações e na apresentação de metas. O Brasil, sétimo maior emissor de gases de efeito estufa do mundo, precisa dar exemplo e ser mais ousado em suas metas.

Como ação urgente e imediata desta luta, convocamos a todas e todos para se reunirem conosco no dia 29 de novembro de 2015, às 11 horas, na Avenida Paulista (vão livre do MASP), em São Paulo, na Mobilização Mundial pelo Clima.

No dia 29 de novembro, um dia antes de os/as líderes se reunirem em Paris, vamos realizar a maior mobilização da história contra as mudanças climáticas. Em São Paulo, faremos oficinas culturais e educativas na Avenida Paulista e uma passeata até o Parque Ibirapuera. Esta mobilização segue os passos do movimento global que mobilizou cerca de 700 mil pessoas pelo mundo na Marcha do Clima de setembro de 2014. Agora, vamos unir as pessoas em prol de metas de redução de gases de efeito estufa ambiciosas, que respeitem as diferenças entre países, mas que reflitam a vontade popular de proteger nossas cidades e todas as formas de vida que habitam este planeta.

Uma meta revolucionária é possível. Deve envolver a transformação das matrizes energéticas globais, com a descarbonização e priorização de fontes renováveis e limpas, o combate ao desmatamento global e o reflorestamento de áreas já desmatadas. As metas que os países apresentarão em Paris poderão mudar o mundo para melhor. Há anos, a sociedade civil luta por um novo modelo de desenvolvimento e vem mostrando, com experiências concretas, que ele é possível.

As mudanças climáticas são um tema de interesse universal. Ao falar de clima, pensamos em nossas lutas cotidianas, em uma sociedade menos pautada pelo consumismo, que promova formas de trabalho justas, matrizes energéticas renováveis, mobilidade e cidades sustentáveis, o cuidado com nossas águas, produção de alimentos e nossas florestas. Um acordo como este que será firmado em Paris, com impacto tão grande em nosso modo de vida, não pode passar despercebido pelos povos e nações.

Nós, organizações, coletivos e redes abaixo-assinados, nos comprometemos com a luta de combate às mudanças climáticas e um desenvolvimento justo e sustentável. Juntos, pedimos ao governo brasileiro e aos/às líderes mundiais que cheguem a um acordo e apresentem soluções para frear a mudança do clima.

Assinam – Organizações, coletivos e redes:

Aldeia Guarani Kalipety
Aldeia Guarani Krukutu
Aldeia Guarani Tenondé Porã
Aliança Resíduo Zero Brasil
AsBoasNovas.com
Ashoka
Avaaz
Baquira Sistema de Som
Bike Anjo
Bolsa de Valores Ambientais (BVRio)
Ceará pelo Clima
Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos
Cidade Ativa
Cinedelia – Cinema Socioambiental
Clímax Brasil
Coletivo Sistema Negro
Cooperativa Agroecológica dos Produtores Rurais e de Água Limpa de Parelheiros
Engajamundo
Escola de Ativismo
Existe Água em São Paulo
#EuVoto
Greenpeace Brasil
Guardiões da Terra – Earth Guardians BR
Imargem
Instituto 5 Elementos Educação para a Sustentabilidade
Instituto Aromeiazero
Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC)
Instituto CausAmbientalis
Instituto Kairós
Instituto Socioambiental (ISA)
Instituto Pólis
Matilha Cultural
Minha Sampa
Movimento Aeroporto de Parelheiros Não!
Movimento Mooca Verde
MUDA – SP
Observatório da Política Nacional de Resíduos Sólidos
Pacto Mundial Movimento Voto Consciente Brasil
Permacultores Urbanos
Pimp my Carroça
Programa Permanente Ecobairro
SACI Sustentabilidade Ambiental, Cultural e Institucional

Para subscrever sua organização e participar da mobilização, clique aqui.