notícias
Pólis participa do Festival BaixoCentro
14/03/2012Entre os dias 23 de março e 1 de abril acontecerá o Festival BaixoCentro.
“Acreditamos que as pessoas possam de fato interagir. Interagir com as ruas, seus vizinhos, os espaços que habitam e transitam. Vivemos nesse ritmo frenético e sem confiança. Simplesmente passando… Nosso potencial humano de convivência, desenvolvimento e transformação embotados, ditados pelo tiritar de um tempo alheio ao bem-viver, numa ambientação mercadológica”, afirma Lucas Pretti, um dos organizadores do evento.
O BaixoCentro é um festival sustentado a partir da plataforma Catarse que promove financiamento colaborativo, conhecido também como “crowdfunding”. A chamada pública do evento recebeu 108 propostas que variam entre artes visuais, teatro, dança, música, conversas, debates, passeios e performances, tudo na região denominada “Baixo Centro de SP” – Santa Cecília, Vila Buarque, Campos Elísios, Barra Funda. O “lado B” do centro.
A iniciativa é da Casa de Cultura Digital, que busca encontrar meios de entender e praticar novos pensamentos e relações entre pessoas pós-revolução digital contemporânea.
O projeto Pólis Digital, do Instituto Pólis, propõe duas ações: O Cine Moinho e Caminhada, lambe-lambe e poesia. Ambas ações se dirigem a intervensões artísticas na cidade relacionadas ao tema do Direito à Moradia e à Cidadania Cultural.
A realização ou não das ações depende da organização colaborativa do festival. A idéia do festival é justamente orquestrar esforços, tecnologias, interesses e equipamentos a fim de exercitar e desenvolver a idéia da produção colaborativa e potencialização de ações em rede.
“As ruas são para dançar!
Acreditamos que as pessoas possam de fato interagir. Interagir com as ruas, seus vizinhos, os espaços que habitam e transitam. Vivemos nesse ritmo frenético e sem confiança. Simplesmente passando… Nosso potencial humano de convivência, desenvolvimento e transformação embotados, ditados pelo tiritar de um tempo alheio ao bem-viver, numa ambientação mercadológica.