notícias

Pontão participa de encontro sobre economia criativa, com Lala Deheinzelin

20/06/2013

Na quinta-feira, 20 de junho, o Pontão de Convivência e Cultura de Paz do Instituto Pólis participou do encontro “Economia Criativa e Colaborativa” com Lala Deheinzelin, na sede da Enthusiasmo Cultural.

Facilitado pela historiadora, bióloga e especialista mundial em Economia Criativa e Desenvolvimento Sustentável,  Lala Deheinzeli mostrou em duas horas de conversa porque a economia criativa é um novo paradigma ao desenvolvimento sustentável e pacifico da sociedade.

De acordo com Lala, na equação das práticas da economia criativa  estão: sustentável + econômico + cultural. “A economia criativa compreende a cultura em sua dimensão integral e oculta que está em todas as relações. A cultura é ferramenta de transformação e não apenas de criação. A economia criativa não é um modelo mas, uma ferramenta”.

Para Deheinzelin,  a compreensão de meios econômicos, produtivos e ativos está em aprender a enxergar o intangível. “Precisamos mudar a visão do futuro, saber enxergar as potências e  não as carências. Trocar os óculos bidimensionais que vêm a dualidade, o bom e o ruim, o rico e o pobre, para enxergar nas 4 dimensões”.

Criadora da rede “Crie Futuros”, Lala destacou que o grande desafio é treinar a mente, o olhar e ação para caber neste novo tempo, onde as tecnologias e a rede convergem para novas formas de criação e produção econômica. “Criar futuro é como cuidar de sementes, você projeta o que se quer, antes de ser”.

“O que proponho com a economia criativa é um novo sistema de compreensão mental para os velhos paradigmas. O futuro é o território do possível.”

Lala destacou que no âmbito da criação de um futuro sustentável e potencialmente criativo, cabe o aprendizado das escolhas: “nós desaprendemos a escolher. Precisamos construir uma nova educação que ensine a fazer escolhas. Sempre há um novo, um outro jeito de criar as coisas, só nos resta escolher qual. Se queremos o velho jeito reativo, que gera violência social, ambiental e afetiva, ou se queremos o jeito criativo que estabelece conexões e forma redes de atores potentes”.

Veja entrevista com Lala Deheinzelin para o Pontão Pólis.

<iframe width=”640″ height=”360″ src=”//www.youtube.com/embed/1paThXArH1U” frameborder=”0″ allowfullscreen></iframe>

 

Saiba mais sobre a Crie Futuros