editais

estágio em comunicação

O Pólis – Instituto de Estudos, Formação e Assessoria em Políticas Sociais, organização da sociedade civil sem fins lucrativos, por meio do presente edital, vem a público divulgar a abertura de processo seletivo para preenchimento de vaga de estágio em comunicação, nos termos e condições a seguir:

I – VAGA E REQUISITOS
1.1 A seleção destina-se ao preenchimento de 01 (uma) vaga para estagiária(o) no setor de comunicação do Instituto Pólis.

1.2 São requisitos obrigatórios mínimos a serem observados pelas pessoas interessadas:

  •  Estudante a partir do 2º ano regularmente matriculado(a) em Comunicação Social, com ênfase em jornalismo, em Instituição de Ensino Superior da Grande São Paulo;
  • Interesse por temas sociais e/ou urbanos;
  • Excelente domínio da língua portuguesa;
  • Excelente redação e facilidade em adaptar conteúdos para diferentes canais;
  • Interesse e conhecimentos em gestão e criação de conteúdo para redes sociais, principalmente Instagram e Twitter;
  • Disponibilidade de tempo de 30 (trinta) horas semanais.

1.3 Além dos requisitos obrigatórios, são critérios diferenciais na seleção: abertura para aprendizagem de novos conteúdos; facilidade de comunicação pessoal e de relacionamento em equipe; conhecimentos em captação de imagens e edição de vídeo; conhecimentos em design gráfico; envolvimento com coletivos, organizações ou redes da sociedade civil; disponibilidade de tempo; flexibilidade e capacidade de adaptação.

II – CARGA HORÁRIA E ATRIBUIÇÕES DO CARGO

2.1 A carga horária semanal do estágio será de 30 (trinta) horas, sendo 6 (seis) horas diárias – de segunda a sexta – com intervalo mínimo de 15 (quinze) minutos. Havendo a excepcionalidade de trabalho fora desta previsão, haverá compensação a ser pactuada com a Coordenação do setor.

2.2 A definição da jornada será feita pela Coordenação de Comunicação em acordo com a pessoa selecionada, considerando suas demais obrigações acadêmicas.

2.3 Em razão da pandemia de Covid-19, as atividades serão desenvolvidas em regime de teletrabalho inicialmente. No entanto, os(as) candidatos(as) devem ter ciência de que, havendo condições sanitárias adequadas, o contratante poderá determinar o retorno ao trabalho presencial em sua sede, localizada na região central da cidade de São Paulo.

2.4 São atribuições do cargo de estagiário(a) em comunicação:

  • Criação de conteúdo para as redes sociais; 
  • Atualização do site institucional; 
  • Monitoramento das mensagens e interações nas redes sociais;
  • Auxílio na compilação dos dados da comunicação e atualização de mailing;
  • Cobertura de eventos, lives e webinários; 
  • Suporte às demais demandas específicas da comunicação em projetos do Instituto Pólis.

2.5 O estágio será supervisionado por jornalista da equipe técnica do Instituto Pólis, razão pela qual, em atendimento à legislação pertinente, a vaga destina-se a estudantes de jornalismo.

III – ENFRENTAMENTO DAS DESIGUALDADES
3.1 O Instituto Pólis afirma seu compromisso com o combate às discriminações e enfrentamento das desigualdades também na composição de sua equipe. Portanto, ainda que não se trate de um requisito obrigatório da seleção, estimulamos fortemente candidaturas de pessoas negras, mulheres, pessoas LGBTQIA+, indígenas ou quaisquer outras em processos de vulnerabilização social.
3.2 Caso haja engajamento em movimentos ou coletivos que atuam no enfrentamento das desigualdades, recomenda-se fazer constar essa informação na carta de motivação.

IV – PROCESSO DE SELEÇÃO
4.1 As pessoas interessadas deverão enviar obrigatoriamente: i) currículo atualizado; ii) portfólio com trabalhos anteriormente desenvolvidos (serão considerados também trabalhos universitários, e projetos pessoais); e iii) carta de motivação (até duas páginas) destacando sua trajetória e os motivos pelo interesse na vaga pleiteada; todos em arquivo digital, sendo dispensáveis assinaturas, autenticações e reconhecimentos de firma nos documentos.

4.2 A documentação deverá ser enviada em formato PDF para o e-mail contato@polis.org.br até às 23h59min dia 07 de fevereiro de 2021.

4.3 No título do e-mail deve constar “Seleção Estágio Pólis” e, no corpo da mensagem, o nome completo e telefone para contato, com todos os documentos obrigatórios em anexo. 

4.4 Em nenhuma circunstância, serão aceitas candidaturas apresentadas fora do prazo limite estipulado.

4.5 A seleção será conduzida por uma comissão especial composta por 3 integrantes da equipe do Instituto Pólis e ocorrerá em duas etapas:

Etapa 1 – análise eliminatória do currículo, do portfólio e da carta de motivação.

Etapa 2 – entrevistas com as pessoas selecionadas na Etapa 1. As entrevistas serão agendadas individualmente com cada pessoa selecionada e ocorrerão por meio da Plataforma Zoom, cabendo à equipe do Instituto Pólis enviar o link de acesso.

Obs: Os resultados serão divulgados no site do Instituto Pólis, havendo contato pessoal apenas com as pessoas selecionadas em cada etapa.