Juventudes nas Cidades é um ação conjunta envolvendo sete organizações da sociedade civil com o intuito de contribuir para o enfrentamento das desigualdades no espaço urbano, promover os direitos das juventudes e fortalecer a capacidade de jovens e coletivos de periferias urbanas e favelas de exercer seu “Direito à Cidade” e identificar alternativas de inclusão econômica.
como funciona
Jovens que vivem em periferias e favelas urbanas brasileiras, têm seus direitos assegurados, melhores oportunidades de trabalho e renda, mobilidade social e participação democrática.
O projeto reúne jovens e coletivos de jovens no Distrito Federal e entorno, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo e busca promover, em diálogo com essas juventudes: intercâmbios; atividades formativas; assessorias técnicas; atividades autogestionadas; eventos públicos; mobilização para processos de incidência política; ações articuladas; dentre outras iniciativas.
objetivos
- Fortalecer os grupos de jovens participantes do projeto para que conheçam e defendam seus direitos.
- Aumentar a inclusão econômica dos jovens por meio de formações, assessorias e atividades públicas, construindo capacidades para ampliar suas produções.
- Aumentar a capacidade de incidência política dos jovens em uma ou duas políticas específicas (dependendo das cidades e da conjuntura política do país).
conheça alguns dos coletivos do projeto