planejamento alternativo 2019
O seminário nacional Planejamento Alternativo: Alternativas Participativas, Inclusivas e Insurgentes foi uma iniciativa do Instituo Pólis com a pareceria de fomento do CAU/SP. O objetivo do evento foi compartilhar, disseminar e aprofundar o debate teórico e prático que possibilitasse a reflexão sobre a atuação de arquitetos e arquitetas urbanistas em novas formas de planejamento territorial. A reflexão proposta partiu das práticas de profissionais, estudantes, técnicos, movimentos sociais e outros atores locais de quatro cidades brasileiras com experiências alternativas de projeto e planejamento de territórios em disputa: Belo Horizonte, Fortaleza, Rio e São Paulo.
Os dois dias de seminário teórico, em que as experiências locais foram apresentadas e debatidas, foram seguidos de um dia de oficina prática, na qual os participantes foram provocados a refletir e desenhar propostas a partir dos seguintes temas:
Práticas de assistência técnica e projeto arquitetônico compartilhado
Estratégias de mobilização e participação
Interfaces do planejamento alternativo e políticas públicas habitacionais e urbanas: avanços, limites e desafios
Os resultados desta iniciativa podem ser conferidos na publicação final “Planejamento Alternativo: Propostas e Reflexões Coletivas”