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Juventude brasileira e democracia: participação, esferas e políticas públicas – relatório regional – Rio de Janeiro
O presente relatório traz uma síntese da pesquisa realizada na Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ) e tem como base o relatório final da pesquisa de opinião (maio 2005) e o relatório preliminar da pesquisa qualitativa (julho de 2005). O texto está organizado em quatro partes: perfil dos(as) jovens da RMRJ; informações metodológicas; as […]
materiais técnicospublicaçõesJuventude Brasileira e Democracia: participação, esferas e políticas públicas – relatório regional – Salvador
O relatório a seguir é o resultado final da pesquisa “Juventude Brasileira e Democracia – participação, esferas e políticas públicas”, que buscou ouvir e debater com diferentes jovens brasileiros(as), entre 15 e 24 anos de idade, os limites e possibilidades da sua participação em atividades políticas, sociais e comunitárias, considerando a importância da inclusão desses […]
materiais técnicospublicaçõesJuventude brasileira e democracia: participação, esferas e políticas públicas – relatório regional – São Paulo
São Paulo – O relatório a seguir é o resultado final da pesquisa “Juventude Brasileira e Democracia – participação, esferas e políticas públicas”, que buscou ouvir e debater com diferentes jovens brasileiros(as), entre 15 e 24 anos de idade, os limites e possibilidades da sua participação em atividades políticas, sociais e comunitárias, considerando a importância […]
materiais técnicospublicaçõesParticipação popular em políticas públicas: espaço de construção da democracia brasileira
Nesta publicação encontra-se uma breve história de algumas das principais políticas sociais, bem como os recentes impactos de receitas e agendas neoliberais de reformas, as distintas formas como um setor democrático da sociedade civil vem reagindo a estas agendas buscando intervir na construção de uma agenda democrática de reformas das políticas sociais. Clique aqui para […]
publicaçõesPlanejando atividades formativas
Neste boletim, apresentaremos o que entendemos por uma concepção metodológica participativa, um pouco da história da educação popular, o papel do educador e daremos algumas dicas de como planejar uma atividade formativa. Esse é um dos Repentes da série Repentes pedagógicos, feitos para auxiliar você no seu papel de educador.
materiais informativosPlano Diretor na Amazônia: participar é um direito!
A aprovação do Estatuto da Cidade instituiu o prazo e diretrizes para os municípios brasileiros elaborarem e aprovarem os seus Planos Diretores de forma participativa. Considerando esse imenso desafio, essa cartilha pretende instrumentalizar a sociedade civil para que possa garantir e exigir seus direitos em meio aos inúmeros processos de construção de planos diretores no futuro […]
cartilhasProjeto Orla: implementação em territórios com urbanização consolidada
A publicação traz subsídios conceituais e metodológicos para a implementação do Projeto Orla em lugares com urbanização consolidada de forma a efetivar processos de participação cidadã e mediação de conflitos e para estabelecer articulações com outros instrumentos de planejamento e gestão territorial, particularmente com os instrumentos de regularização fundiária.
publicaçõesProjeto Política Nacional de Apoio ao Desenvolvimento Local
O objetivo do projeto foi sistematizar uma avaliação abrangente dessas experiências, identificando medidas que ajudem a dinamizar o que vem sendo feito, a liberar os potenciais existentes, a mobilizar os recursos subutilizados, a remover os entraves ao desenvolvimento local. As plenárias de coordenação reuniram representantes de entidades, movimentos sociais e organizações de pesquisa e estudo […]
publicaçõesRelatório de atividades – 2005
Relatório de atividades desenvolvidas pelo Instituto Pólis no ano de 2005.
materiais técnicosRelatório Global Juventude Brasileira e Democracia: participação, esferas e políticas públicas
O relatório a seguir é o resultado final da pesquisa “Juventude Brasileira e Democracia – participação, esferas e políticas públicas”, que buscou ouvir e debater com diferentes jovens brasileiros(as), entre 15 e 24 anos de idade, os limites e possibilidades da sua participação em atividades políticas, sociais e comunitárias, considerando a importância da inclusão desses […]
materiais técnicospublicaçõesVinhetas de rádio – Kit das cidades
Este material em áudio contém vinhetas com a temática do Estatuto da Cidade e seus instrumentos. Elas podem ser utilizadas na divulgação dos instrumentos do Estatuto e nas chamadas para as reuniões participativas em cada comunidade ou setor da sociedade civil. Todas as informações são passadas através das falas de Raquel Rolnik.
materiais informativosRetratos sobre a atuação da sociedade civil pelo direito à cidade: diálogo entre Brasil e França
Esta publicação é uma iniciativa do programa de cooperação das organizações da sociedade civil brasileira e francesa sob a coordenação da Associação Brasileira de Organizações Não-Governamentais (ABONG) e Coordination SUD. A finalidade do programa foi a de promover trocas de experiências, vivências e aprendizados entre organizações, movimentos populares, fóruns e redes de cidadania existentes no […]
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