O Instituto Pólis é uma ONG (Organização Não Governamental) de atuação nacional e internacional. Fundado em 1987, o Pólis atua na construção de cidades justas, sustentáveis e democráticas, por meio de pesquisas, assessoria e formação que resultem em mais políticas públicas e no avanço do desenvolvimento local.

Séries e Livros

PublicaçõesBoletins do Observatório Litoral Sustentável, Pesquisas, Projetos

Condicionantes – Boletim do Observatório 3

Este boletim do Observatório Litoral Sustentável trata do tema Condicionantes, contrapartidas obrigatórias dos grandes empreendimentos em curso no Litoral Paulista à sociedade pelos impactos ocasionados, que o Observatório vem monitorando por meio de suas instâncias, a Mesa de Diálogo do Litoral Norte e a Câmara Temática da Baixada Santista.

Condicionantes são compromissos assumidos pelos grandes empreendedores durante o processo de licenciamento ambiental de seus empreendimentos. As condicionantes são definidas nas diferentes fases do licenciamento, quando o órgão licenciador, Ibama ou Cetesb no caso do estado de São Paulo, avalia os estudos de impacto ambiental do empreendimento e emite a licença, desde que  determinadas condições sejam cumpridas. Essas condições – as condicionantes –  se traduzem em projetos que visam evitar, mitigar ou compensar os impactos sociais e ambientais previstos nos estudos.

O Observatório Litoral Sustentável organizou um Banco de Condicionantes, banco de dados contendo as informações sobre as condicionantes necessárias para que a sociedade civil possa conhecer, acompanhar e monitorar sua execução.  O Banco de Condicionantes pode ser acessado no site do Observatório.

 

 

Autor(es): Paulo Romeiro, Roberto Francine Jr
Organizador(es): Danielle Klintowitz (Coord.), Patrícia de Menezes Cardoso (Coord.)
Ano: 2016
Páginas: 08 p.
Download • 0.52mb

Outros Boletins do Observatório Litoral Sustentável, Pesquisas, Projetos