notícias

Pólis Digital é o novo projeto de comunicação e cidadania cultural do Instituto

06/12/2011

Dia 15 de dezembro o terraço do Instituto Pólis, com vista para o centro da cidade, reunirá três projeções simultaneas de vídeos e fotografias sobre o tema dos “Indignados”. O evento é lançamento do projeto Pólis Digital – Ponto de Mídia Livre, uma ação de desenvolvimento e acompanhamento de construção de políticas públicas para iniciativas de comunicação livre e compartilhada.

No evento será realizada uma vídeo-conferência com Luis Eduardo Tavares, que estuda participação cidadã e novas tecnologias em Sevilha (Espanha) e um dos idealizadores do projeto, e contará com a presença de Aldo Sauda, relator para a Revista Caros Amigos da situação no Cairo e Silvio Caccia Bava, editor-chefe do Jornal Le Monde Diplomatique Brasil.

PÓLIS DIGITAL é uma plataforma colaborativa, física e virtual, que reúne produções em mídias livres que tratam sobre os temas relevantes da cidade e do contexto global.

Uma vez por mês reunirá no terraço do Instituto Pólis, com vista para o centro da cidade, grupos e artistas que apresentam seus trabalhos, que variam desde produções fotograficas à video-mappings, filmes e outras linguagens artísticas que dialogam com as temáticas trabalhadas pelo Instituto e relevantes para a cidade como: cultura livre e digital, bem comum e cidadania cultural, o direito à cidade, meio ambiente, cultura de paz, políticas públicas, entre outras.

Ao final promovemos um debate com convidados para tratar dos conteúdos apresentados,. Os eventos são registrados e compartilhados na rede (polisdigital.com.br), onde o debate tem continuidade.

A curadoria e produção do projeto são realizados por Carolina Caffé, Florence Rodrigues e Hamilton Faria, além de outros consultores do Instituto Pólis.

Os critérios da curadoria são:

– Diversidade e criatividade (de abordagem, técnicas e linguagens) sobre o tema do evento;
– Distribuição no território (procuramos reunir trabalhos das diferentes regiões da cidade);
– Reconhecimento e qualidade;
– Trabalhos fora do circuito comercial e em plataforma livre e digital.

Sugestões sobre temas e trabalhos a serem apresentados podem ser encaminhadas para carol@polis.org.br e florence@polis.org.br.

A plataforma PÓLIS DIGITAL é hoje Ponto de Mídia Livre, prêmio do Ministério da Cultura, uma ação de desenvolvimento e acompanhamento de construção de políticas públicas para iniciativas de comunicação livre e compartilhada. A atividade integra o Cineclube Pólis, que acontece desde 2003 no Instituto Pólis.