compostagem municipal: como implantar na sua cidade em diversas escalas?

Compostagem municipal: como implantar na sua cidade em diversas escalas?

apoio
Logo do Ministério do Meio AmbienteLOGO           LOGO GAIA

Capa do curso "Compostagem municipal: como implantar na sua cidade em diversas escalas?"

O curso “Compostagem municipal: como implantar na sua cidade em diversas escalas?” abordará os aspectos fundamentais da teoria da compostagem e seu manejo em diversas escalas, apresentando as principais bases teóricas e científicas da compostagem, além de suas aplicações nas principais escalas e cenários, balanceando teoria e prática. Ao final do curso, espera-se que o participante esteja capacitado o suficiente para implantar, avaliar e monitorar sistemas de compostagem em pequena escala.

As inscrições são destinadas a técnicos atuantes no setor de resíduos sólidos, gestores públicos, profissionais do setor ambiental, estudantes, ativistas e demais pessoas interessadas na temática. Ao total, serão 6 aulas, sempre às quartas-feiras, das 19h às 21h, integralizando 12h de curso, com emissão de certificado mediante participação em no mínimo 75% das atividades.

programação

educadores

Victor H. Argentino de M. Vieira é consultor, educador e pesquisador em compostagem e gestão de resíduos sólidos. Atua como assessor de  projetos no Instituto Pólis. Integra o Núcleo de Agroecologia e Produção Orgânica (NEA-UFABC). Fez parte da equipe técnica para elaboração do Plano Nacional de Resíduos Sólidos e produz estudos e publicações sobre gestão de resíduos, compostagem e mudanças climáticas com diversas instituições.

 
André Ruoppolo Biazoti é gestor ambiental, pesquisador e mestre em agricultura urbana. Atua como assessor técnico do Instituto Pólis e na secretaria executiva da plataforma Agroecologia em Rede. É integrante do Movimento Urbano de Agroecologia (MUDA_SP) e conselheiro do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Solidário e Sustentável de São Paulo (CDRSS).
 

Elisabeth Grimberg é mestre em Sociologia pela UFRGS. Sócia-fundadora do Instituto Pólis. Coordenadora da área de Resíduos Sólidos (1990 – atual), co-promotora da Aliança Resíduo Zero Brasil. Representa a América Latina no Global Advisory Hub da rede Global Alliance for Incinerator Alternatives. Core member da rede internacional Break Free From Plastic.

Laís Ferreira dos Santos é oceanógrafa pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e atual assistente de projetos da área de resíduos sólidos e agroecologia do Instituto Pólis. Como fundadora do projeto de divulgação científica “Oceano, o quê?”, atua principalmente com a construção de diálogos sobre a popularização da ciência oceânica no Brasil.

Cintia Aldaci da Cruz é líder comunitária, ativista social, mobilizadora social e Presidente da Associação Revolução dos Baldinhos. 

George Euzébio Silva é contador, administrador e especialista em Gestão Ambiental, Educação Ambiental e Terceiro Setor. Atua como sócio Diretor da “Terceiro Setor Consultoria & Projetos Socioambientais” e é Coordenador da Coopercicli – Cooperativa de Coleta Seletiva de Caetité.

inscrições

O curso é aberto a qualquer pessoa interessada, e não existem pré-requisitos nem exigências mínimas para acompanhar as aulas.

contato

escola@polis.org.br