glossário de mudanças climáticas
glossário de mudanças climáticas novembro de 2024
faça o download!
apresentação
Os elementos deste glossário foram escolhidos e analisados criticamente, principalmente, através de uma perspectiva territorial e baseada em direitos. Partimos da premissa de que os impactos adversos das mudanças climáticas são sentidos em todas as cidades e territórios, mas não da mesma forma.
As desigualdades territoriais e sociais não podem ser invisibilizadas nos esforços de mitigação e adaptação ao clima. Ao mobilizar o direito à cidade, o projeto chama a atenção para os aspectos territoriais e de justiça social, e também para a importância do processo participativo baseado nas comunidades.
Os termos aqui presentes não foram indicados em ordem alfabética de maneira proposital, tendo em vista a ordem lógica da organização do documento: a primeira parte é dedicada a “conceitos-chave” da discussão sobre mudanças climáticas, e a segunda, a elementos da governança global das mudanças climáticas.
Esse não é um glossário exaustivo e acabado, mas visa fornecer recursos valiosos para apoiar o trabalho de incidência realizado pelos membros da PGDC e outros parceiros nos próximos anos.
apoio
Desenvolvido no âmbito do projeto “Reivindicando o Direito à Cidade, Avançando a Justiça Climática: Fortalecendo os movimentos sociais no Brasil e no mundo para enfrentar a crise climática”, realizado pelo Instituto Pólis e apoiado pela Misereor. Esse projeto faz parte de um esforço internacional mais amplo articulado com dois outros parceiros membros da Plataforma Global pelo Direito à Cidade (PGDC): Kota Kita (Indonésia) e Development Workshop (Angola).
Além disso, esse documento recebeu contribuições valiosas dos membros da equipe de apoio da PGDC e dos membros e parceiros da Plataforma, especialmente Misereor, IIED, WIEGO e Fundación Guatemala.
equipe responsável pela formulação da pesquisa
Instituto Pólis
Diretoria Executiva (2023-2026)
Cássia Gomes da Silva
Henrique Botelho Frota
Rodrigo faria G. Iacovini
Coordenador do Projeto Brasil Composta e Cultiva
Victor Hugo Argentino de Morais Vieira
Coordenação de Comunicação
Bianca Alcântara
Plataforma Global pelo Direito à Cidade – Equipe de apoio
Henrique Botelho Frota
Isabel Pascual
Kelly Komatsu Agopyan
Lorena Zárate
Nelson Saule Júnior
Sophia Neitzert
Redação e revisão
Kelly Komatsu Agopyan
Ilustrações
Bruno Dinelli
Design gráfico e diagramação
Julia Pádua
Apoio
Misereor Global Methane Hub