políticas urbanas e o enfrentamento das mudanças climáticas

Como as políticas urbanas podem ajudar no enfrentamento das mudanças climáticas?

No começo de outubro do ano passado, cidades como São Paulo e Belo Horizonte registraram a maior temperatura de suas histórias. Acredita-se que o incêndio que já devastou mais de 26% do pantanal brasileiro esteja diretamente conectado com esse fenômeno. Muito além deste episódio, são inúmeros os efeitos das mudanças climáticas nas cidades nas últimas décadas. Porém, os centros urbanos não são sujeitos passivos neste processo, sendo também responsáveis por sua aceleração. É por isso que precisamos de políticas públicas municipais efetivas que se preocupem com a redução dos impactos climáticos e com a emissão de gases poluentes na atmosfera.

projeto mudando o clima das eleições

Por esses motivos, ano passado realizamos uma série de três lives sobre temas como implementação do Acordo de Paris através de políticas urbanas municipais, acordo Verde Tupiniquim, agroecologia, vínculos urbano-rurais e as implicações para a justiça climática, bons exemplos internacionais, mobilidade urbana, entre outros. As conversas estão disponíveis na íntegra em nosso canal do youtube.

As discussões apresentadas nas lives inspiraram também a construção de dois textos, publicados no Nexo Políticas Públicas, confira abaixo:

O projeto Mudando o Clima das Eleições é uma parceria da Escola da Cidadania com a Fundação Heinrich Böll.