EVENTO: Direito à Cidade na América Latina: desafios pós-Habitat III
Um dos grandes avanços trazidos pela Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável, a Habitat III, foi ter colocado o Direito à Cidade no centro da discussão sobre a Nova Agenda Urbana. Com isso, este direito e vários dos seus elementos e dimensões foram incluídos pelo documento. Agora, o desafio é dar concretude a esse compromisso assumido pelos países signatários e implementá-lo.
Com o objetivo de realizar esse debate, o Instituto Pólis e a Plataforma Global pelo Direito à Cidade organizam a roda de conversa “Direito à Cidade na América Latina: desafios pós-Habitat III”, que será realizada no dia 29 de maio, na sede do Pólis. A proposta é discutir as estratégias necessárias para que se avance na implementação do Direito à Cidade nos âmbitos nacionais, estaduais e locais, abrangendo suas diferentes dimensões.
Para provocar as reflexões, estarão presentes representantes de organizações de diferentes países da América Latina, que trabalham faces diversas do Direito à Cidade, como questões de gênero, ambientais e de moradia. As cidades sul-americanas passam por desafios semelhantes, porém também possuem suas particularidades. A proposta da roda é justamente trazer à tona essas questões para que o Direito à Cidade seja adotado como eixo condutor da construção de cidades justas, plurais, democráticas e sustentáveis nesses diferentes contextos.
INSCRIÇÕES ENCERRADAS
Haverá transmissão online na página de Facebook da Plataforma Global pelo Direito à Cidade: www.facebook.com/Right2City
Com quem conversaremos?
Ana Falú | Argentina
Red Mujer y Habitat
Universidad Nacional de Córdoba
Lorena Zarate | México
Habitat International Coalition – HIC
Marcela Mondino | Argentina
Fundación Avina
Nelson Saule Junior | Brasil
Instituto Pólis
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Quando: 29 de maio, das 19h às 21h
Onde: Instituto Pólis (Rua Araújo 124, República – São Paulo/SP – 1o andar)
Inscrições: bit.ly/desafiosposhabitat3
Realização:
Instituto Pólis
Plataforma Global pelo Direito à Cidade
Apoio:
Fundação Ford