35 anos de luta pelo direito à cidade

Dia 6 de junho é o dia em que o Instituto Pólis completa mais um ano de vida e de luta por cidades mais justas. Temos um surgimento marcado pelo período de redemocratização no país. Desde a fundação, em 1987, a cidade é nosso lócus de atuação, fortalecendo o debate público por meio de pesquisas e trabalhos de assessoria, com uma equipe e parceiros institucionais multidisciplinares que também atuam ativamente junto da sociedade civil em prol do direito à moradia, direito à mobilidade, justiça socioambiental, entre tantas outras questões sociais urbanas.

Hoje completamos 35 anos de existência em um cenário que cada vez mais exaure as organizações da sociedade civil e avança com projetos gentrificadores e excludentes. Não à toa, a comemoração de um pouco mais de três décadas de história é marcada por um ano eleitoral difícil, em que precisaremos agir de maneira mobilizada com diferentes frentes da sociedade para conseguir fortalecer o direito à cidade, que representa cidades livres de opressões e desigualdades.

Seguimos acreditando ainda mais na construção coletiva e na atuação democrática para que cidades justas sejam uma realidade no contexto urbano e, principalmente, para as pessoas que historicamente sempre estiveram à margem das tomadas de decisão e de direitos. É para isso que resistimos, lutamos, pesquisamos, mobilizamos, para que, no presente e no futuro, as cidades sejam iguais para todes.

Agradecemos por acompanhar e fortalecer nossa história! Seguimos juntes na luta pelo direito à cidade.