Projeto auxiliará municípios a alcançarem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Iniciativa é uma parceria entre  o Instituto Pólis, a Associação Brasileira de Municípios e a União Europeia

Nesta semana está acontecendo o IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável. Realizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o encontro ocorre entre os dias 24 e 28 de abril. O evento acontece a cada dois anos e reúne políticos, pesquisadores, estudantes de todo o país.

O Instituto Pólis participou do encontro junto com a Associação Brasileira de Municípios (ABM) para a divulgação do Projeto pelo Fortalecimento dos Municípios, que prevê a promoção da Agenda 2030 e da Nova Agenda Urbana. A iniciativa é uma parceria entre o Instituto Pólis, a ABM e a União Europeia e tem como objetivo auxiliar 200 municípios brasileiros na implementação dos Objetivos pelo Desenvolvimento Sustentável (ODS).

São dezessete objetivos que buscam concretizar direitos humanos hoje violados, dentre os quais estão a erradicação da fome, a igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres e educação de qualidade. Os objetivos fazem parte da Agenda 2030 e desembocam em cerca de 170 metas para a construção de um mundo mais sustentável, justo e igualitário. Juntos, os objetivos abrangem três esferas da sociedade: econômica, ambiental e social.

Os ODS apresentam muitos pontos em comum com a Nova Agenda Urbana, a qual deve ser observada como uma extensão da Agenda 2030, com maior detalhamento sobre os assentamentos humanos nas cidades, no campo e na floresta. A agenda foi definida ano passado na Terceira Conferência das Nações Unidas sobre Moradia e Desenvolvimento Sustentável – Habitat III e irá orientar a urbanização sustentável até 2036.

Clique aqui para ler mais sobre o projeto