ONU lança livro sobre superação da fome e pobreza rural no Brasil

Faça download gratuito da publicação que apresenta detalhes da experiência brasileira

Nesta quarta-feira, 29 de março, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) lançou o livro Superação da Fome e da Pobreza Rural: Iniciativas Brasileiras. A publicação traz as principais experiências do Brasil adotadas para combater à fome e a miséria no país. Os resultados dessas iniciativas contribuíram para que o Brasil saísse do mapa da fome da ONU em 2014.

A publicação destaca o caráter de cooperação Sul-Sul, que tem promovido intercâmbio horizontal entre os países em desenvolvimento e se mostrado a principal forma de disseminação de boas práticas na área de segurança alimentar e nutricional. Iniciativas como o fomento da agricultura familiar, o cooperativismo, a economia solidária e a agroecologia são apontadas como responsáveis para a superação da pobreza rural.

Christiane Costa, coordenadora de Segurança Alimentar e Nutricional do Instituto Pólis, comenta que o Brasil tem obtido reconhecimento internacional erradicação da fome e diminuição da pobreza. A publicação é uma forma de apresentar ao mundo as estratégias  escolhidas pelo país e os detalhes da experiência.

A cerimônia de lançamento aconteceu durante reunião do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) e contou com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, a presidente do Consea, Maria Emília Pacheco, o representante da FAO no Brasil, Alan Bojanic e outras autoridades.

Faça download gratuito da publicação Superação da Fome e da Pobreza Rural: Iniciativas Brasileiras