ATHIS para o direito à moradia

Realizado pelo Instituto Pólis, através da Escola da Cidadania, com fomento de apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP), o curso “ATHIS para o Direito à Moradia” se propôs a debater o papel de profissionais da arquitetura e urbanismo a partir do trabalho de assessoria e assistência técnica para habitação de interesse social (ATHIS), especialmente em territórios populares marcados por algum tipo de conflito pela terra e, no limite, pela cidade.

O curso contou com mais de 400 pessoas, entre alunas e alunos, que se mobilizaram durante todos os nove encontros. A participação e a interação da turma durante as aulas deixaram claro que as discussões irão reverberar em suas práticas profissionais e/ou em suas trajetórias de formação. Além dos registros em áudio e vídeo, os temas de cada um dos nove encontros se transformaram em textos reunidos nesta publicação, que é resultado do compromisso que o Pólis tem com os debates públicos de relevância, especialmente, ao desenvolvimento da atuação profissional de arquitetas e arquitetos urbanistas, assim como das entidades que representam a categoria. Professoras e professores do curso foram convidados a trazer suas reflexões na forma de textos, de modo a registrar e difundir as discussões propostas em sala de aula (virtual).

Apesar de seguirem o mesmo fio lógico que estruturou o curso, os textos se apresentam de forma independente e podem ser lidos de maneira separada, propondo reflexões próprias em narrativas autônomas. Por essa razão, cada texto é um capítulo autoral e cada capítulo representa a visão, a opinião e o acúmulo técnico de seu respectivo autor ou autora. Os estilos variam: alguns foram formulados quase como artigos acadêmicos, enquanto outros trabalham uma escrita mais livre. Alguns trazem referências e reconstroem contextos históricos. Outros partem de experiências concretas, dando ênfase a questões práticas ou instrumentais do trabalho em assessoria técnica. Em comum, todos se propõem a apresentar uma visão crítica e propositiva, que desenhe perspectivas para uma atuação profissional tecnicamente comprometida e politicamente engajada nos territórios urbanos em disputa.

Não se trata de uma discussão definitiva. Pelo contrário, o curso e esta publicação mostram que ainda há muitas discussões a serem feitas e aprofundadas. Cada tema abordado pelo “ATHIS para o Direito à Moradia” tem conteúdo suficiente para render um curso próprio – com nove ou até mais encontros –, permitindo mergulhar na complexidade da atuação profissional e do papel de arquitetas e arquitetos urbanistas diante das contradições estruturais de nossas cidades. Por hora, o que o Instituto Pólis e a Escola da Cidadania podem oferecer é o desejo de uma ótima leitura, reiterando seu compromisso com a construção de cidades mais justas, democráticas, inclusivas e solidárias.

As aulas e os materiais de apoio do curso podem ser acessados na página especial do projeto aqui.