Candidatos, comprometam-se com a preservação da Mata Atlântica
ONGs lançam a carta-compromisso “Amigo da Mata Atlântica” para candidatos às prefeituras municipais em 2016
A Rede de ONGs da Mata Atlântica (RMA), junto com ONGs filiadas, dentre as quais se inclui o Instituto Pólis, lançou a campanha, em forma de carta-compromisso, “Amigo da Mata Atlântica”. O objetivo é fazer com que candidatos às prefeituras municipais em 2016 estabeleçam o compromisso público de levar para os planos de governo a elaboração e implementação dos Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA), já previsto na Lei da Mata Atlântica (11.428) de 2006, a qual determina regras para a proteção e utilização das áreas de Mata Atlântica.
A Mata Atlântica brasileira sempre foi alvo do desmatamento causado pela lógica da produção de bens. Há mais de 500 anos, desde a colonização europeia, esse bioma sofre com a destruição de hectares e mais hectares. Apesar disso, a fauna e flora encontradas refletem a diversidade da Mata Atlântica: 849 espécies de aves, 370 espécies de anfíbios, 200 espécies de répteis, 270 espécies de mamíferos e cerca de 350 espécies de peixes, segundo o Ministério do Meio Ambiente. Mas, ainda segundo o MMA, existe apenas 26,97% de áreas remanescentes de Mata Atlântica no país. Por isso a importância dessa campanha: pela urgência de se proteger o que restou desse bioma.
Por fim, os candidatos que aderirem à carta-compromisso deverão enviá-la para a RMA até esta quarta-feira, dia 22 de setembro. E já no próximo dia 26, a relação de candidatos que estabeleceram o compromisso será publicada no no próprio site da organização.
Clique aqui para acessar a carta-compromisso na íntegra