EVENTO: Marcas (In)visíveis: Violência Obstétrica

Mulheres se reúnem no próximo dia 13 para discutir violência obstétrica e o impacto disso na vida cotidiana

Cerca de 75% das mulheres não receberam alimentação durante o trabalho de parto; 73% não tiveram acesso a procedimento não medicamentosos para o alívio da dor, como banho quente; 71% não tiveram direito a acompanhante, o que é previsto por lei desde 2005; e 25 % afirmam ter sido desrespeitadas durante a gestação ou parto.

Diante deste cenário, acontecerá na próxima segunda-feira o encontro Marcas (In)visíveis: Violência Obstétrica, no Instituto Pólis, às 14h. O evento, realizado pelo grupo de mulheres do Programa Jovem Monitor/a Cultural chamado Marcas (In)visíveis, exibirá uma Websérie produzida pelo coletivo Que Pariu, a qual apresenta uma série de relatos de mulheres que já sofreram violência obstétrica.

Além disso, será discutido o Projeto de Lei 359/2015, o qual “propõe fornecer curso de qualificação básica para as parteiras tradicionais e incluir sua atividade no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS)”. Também o Projeto de Emenda Constitucional 100/2015, o qual altera o artigo 200 da Constituição Federal, passando a “disponibilizar, às gestantes, equipe multiprofissional composta pelo menos por Pediatra, Ginecologista, Obstetra, Enfermeiros e Psicólogo, para atenção integral durante o período do pré-natal, parto e o pós-parto”.

E, por último, o Projeto de Lei 7.633/2014, cujo artigo primeiro disponibiliza a “toda gestante tem direito à assistência humanizada durante a gestação, pré-parto, parto e puerpério, incluindo-se o abortamento, seja este espontâneo ou provocado, na rede de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e em estabelecimento privado de saúde suplementar”.

O evento também terá uma roda de conversa com Capulanas Cia de Arte Negra, um grupo de mulheres jovens, artistas e pretas “interessadas em dialogar com a sociedade sobre as descobertas, anseios e percepções das mulheres negras e periféricas”.

Acesse o evento no Facebook para maiores informações

Serviço

Horário: das 14h às 16h45

Local: Instituto Pólis

Endereço: Rua Araújo, 124 – Vila Buarque, São Paulo – SP

O evento é gratuito e aberto ao público