nota de repúdio aos atos terroristas e antidemocráticos em brasília


Desde 2016, a nossa democracia foi golpeada diversas vezes. O que presenciamos ontem não foi um caso isolado, mas resultado de muitos anos de impunidade. Cada vez que um torturador era homenageado, que um discurso de ódio era estimulado ou que a ditadura militar era aclamada, sem que nenhuma providência fosse tomada para deter os responsáveis, nossa democracia era um pouco mais subtraída. Mas nós não podemos permitir que exemplos do tipo se repitam; e, para isso, é preciso interromper, com o devido rigor e seriedade, o avanço do fascismo no país.

Portanto, nós ― enquanto integrantes de uma instituição que participou ativamente da redemocratização do país e que defende, até os dias atuais, a construção de cidades livres de quaisquer tipos de opressão ― exigimos, imediatamente, ampla investigação, identificação e responsabilização de todos os golpistas, incluindo agentes públicos, políticos e militares, envolvidos nos atos terroristas deste domingo (8). 

Na democracia, não há espaço para a barbárie, nem tolerância para pessoas cujo objetivo é perpetuar um sistema de privilégios custeado a partir da fome, da miséria e da destruição de direitos fundamentais de milhares de brasileiros(as). Estamos extremamente cansados(as) de ver tantas pessoas negras, pobres, lgbtqia+, indígenas e periféricas terem o sangue derramado ou sendo mortas ainda em vida para sustentar este projeto de país, enquanto pessoas brancas de classe média alta saqueiam, impunes, a nossa democracia.

SEM ANISTIA
& SEM PERDÃO!