Tuitaço pelo Direito à Cidade

Tuitaço pela inclusão do Direito à Cidade na Nova Agenda Urbana acontece nessa quarta-feira ao meio dia. Participe!

Na próxima quarta-feira, 7 de setembro, governos do mundo todo estarão reunidos em Nova Iorque para definir as últimas negociações sobre a carta Nova Agenda Urbana, a qual irá delimitar um marco no desenvolvimento do direito à cidade. Pela inclusão do Direito à Cidade na Nova Agenda Urbana, acontecerá um tuitaço com a hashtag #SupportRight2City do 12h às 13h30.

É importante frisar qual modelo de desenvolvimento de cidades as sociedades atuais vivem: cidade competitiva e cidade mercado, onde o interesse e a necessidade coletiva vem depois dos interesses particulares de poucas pessoas. Porém esse modelo não é o único, existem alternativas, algumas já colocadas em prática e outras a serem estudadas.

A carta será lançada oficialmente na Conferência da ONU sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável, a Habitat 3. Alguns países estão a favor da inclusão do Direito à Cidade na carta, como o Brasil, Equador, Chile e México, outros estão em dúvida, como países da União Europeia, Canadá, mas ainda existem os países que se posicionam contra como os Estados Unidos, China, Rússia e Emirados Árabes.

É imprescindível o apoio de todos para a inclusão do direito à cidade na carta para repensarmos um outro tipo de desenvolvimento das cidades. Participe do tuitaço! Apoie o direito à cidade!