notícias

100º Fórum do Comitê de Cultura de Paz

10/10/2012

Aconteceu o 100º Fórum do Comitê de Cultura de Paz, evento em adesão ao Dia Internacional da Paz e de parceria da Associação Palas Athena e da UNESCO.

Hamilton Faria (Coordenador do Pontão de Convivência e Cultura de Paz) e Bete Santana abriram o evento homenageando o centenário da poetisa Helena Kolody, lendo algumas de suas poesias.

A Mesa Redonda ocorreu em torno da temática: “Se Condenamos a Violência por ser Injusta, Como Lidar com Ela de Maneira Justa?”, discursaram os professores Ubiratan D´Ambrósio, Therezinha Fram e Cândido Alberto Gomes.

Segundo Theresinha Fram, para conseguirmos chegar a “não violência”, é necessário tratar a educação para a ética e cultura de paz. A educação deve ser um projeto humano político e cultural.

O Professor Ubiratan D´Ambrósio chamou a atenção para o conceito de “Paz Total” – contemplar a paz nas suas várias dimensões – paz individual, ambiental, social e militar. Buscar a paz total, é o grande objetivo de rejeitar, a violência.

Cândido Alberto Gomes discursou também sobre o capitalismo (a perda do sentido da vida, tudo é vendável e comprável), que é uma grande característica que evidencia a violência.