notícias

3a edição do Encontro Estéticas das Periferias acontece de 27 de agosto a 1º de setembro.

22/08/2013

Com shows, exposições e rodas de conversa, o Encontro Estéticas das Periferias chega à sua terceira edição ocupando os mais diferentes espaços da cidade de São Paulo.

Neste ano, o debate terá como foco os processos criativos. O objetivo é que os artistas das periferias façam uma reflexão sobre as suas concepções estéticas e que o público possa ter acesso ao percurso imaginativo que dá sentido às obras de arte produzidas nas quebradas.

Assim como em 2012, a curadoria do evento foi coletiva e envolveu inúmeros grupos e organizações culturais, instituições acadêmicas e das áreas de comunicação para colaborarem na formulação da programação do evento. Essas plenárias aconteceram no período de março a junho.

Todas as atrações foram organizadas a partir de quatro eixos curatoriais: Direito à Cidade; Culturas Negras; Cultura de Paz e Produção e Difusão da Cultura de Periferia.

Participaram desse processo Agência Solano Trindade, Canal Motoboy, CAPS (Centro de Arte e Promoção Social), Frente Nacional de Mulheres do Hip Hop, Guerreiros Produções/Instituto Dandara, Ilú Oba de Mim, Imargem, Kultafro, Ministério do Samba, NCA (Núcleo de Comunicação Alternativa), Núcleo Bartolomeu de Teatro, Pombas Urbanas, Quilombaque, Samba da Vela, Sarau Poesia na Brasa/Sarau Elo da Corrente, UNAS (União de Associações de moradores de Heliópolis e Região) e Bodega do Brasil.

O coordenador da área de Cultura da Ação Educativa, Antônio Eleilson Leite, destaca que em 2013 o evento se expandiu para as periferias. Dos 42 espaços culturais que vão receber as mais de 200 atrações, 39 deles estão em regiões periféricas e suburbanas. “Este processo de expansão começou na edição passada, conseguimos ampliá-lo por meio das parcerias com a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, com suas programações destinadas aos 16 CEUs [Centros de Educação Unificados] e as oito Fábricas de Cultura, todos nas periferias da cidade. Sem mencionar as agendas do circuito de bibliotecas e do Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso. Buscamos estar nos endereços mais distantes do centro.”, comenta.

Entre as novidades deste ano está a Mostra de Cinema de Várzea no Museu do Futebol. Entre os filmes selecionados está o curta-metragem “A Caminho da Copa”, realizado por Carol Caffé e Florence Rodrigues, pelo Pólis Digital.

Para saber mais sobre a programação, fique ligado no site do Estéticas das Periferias. Em breve, a lista de atrações será divulgada na íntegra! Por enquanto, reserve em sua agenda os quatro dias do encontro que será realizado de 27 de agosto a 1º de setembro.

O Encontro Estéticas das Periferias é resultado da parceria entre Ação Educativa, Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso, Fábricas de Cultura, Museu do Futebol, Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, SESCSP, Sistema Municipal de Bibliotecas, VAI (Valorização de Iniciativas Culturais), Sala CEUs, Núcleo de Antropologia Urbana da USP e Programa Avançado de Cultura Contemporânea da UFRJ.