notícias

Acontece agora o I Encontro Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional

11/08/2011

 

O encontro foi proposto pelo CONSEA Nacional como uma atividade preparatória da IV Conferência de SAN e tem como objetivo debater as conexões entre as agendas do direito à cidade e do direito humano à alimentação. Reúne conselheiros do CONSEA e do ConCidades, representantes do MDS, Ministério das Cidades e Ministério do Meio Ambiente, ong’s e movimentos ligados ao campo da reforma urbana e da segurança alimentar e nutricional.

O acesso à terra e a produção de alimentos em áreas urbanas e peri urbanas; o acesso à alimentação adequada e saudável; questões de saúde e ambientais urbanas implicadas na efetivação do DHAA e a integração das Políticas de SAN com as Políticas de Desenvolvimento Urbano são os temas tratados no encontro.

Christiane Costa, coordenadora da area de seguranca alimentar e nutricional do Instituto Pólis é uma das organizadoras do evento. Participou também o arquiteto e urbanista do Instituto Pólis Kazuo Nakano.

Segundo Nakano, “A agricultura urbana possui grandes potencialidades para melhorar o aproveitamento dos espaços das cidades e para ampliar o abastecimento alimentar local. O plano diretor é um instrumento de política urbana que pode sim trabalhar com as dimensões da segurança alimentar e nutricional.

O encontro temático é uma das etapas preparatórias da 4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional que acontece de 7 a 10 de novembro de 2011, em Salvador (BA).

Confira a programação completa