notícias

Anvisa denuncia uso proibído de agrotóxicos no Brasi

09/06/2011

Dados do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (Para), divulgados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), apontam que muitos dos alimentos consumidos pelos brasileiros estão contaminados por agrotóxicos não autorizados e que oferecem riscos à saúde.

Das 3.130 amostras coletadas, 29% apresentaram algum tipo de irregularidade. Entre os casos mais problemáticos estão o pimentão (80% das amostras insatisfatórias), a uva (56,4% das amostras insatisfatórias), o pepino (54,8% das amostras insatisfatórias), e o morango (50,8% das amostras insatisfatórias).

De acordo com o diretor da Anvisa, Dirceu Barbano, “são ingredientes ativos com elevado e comprovado grau de toxicidade e que causam problemas neurológicos, reprodutivos, de desregulação hormonal e até câncer”.

Para a técnica da Área de Segurança Alimentar do Instituto pólis Mariana Romão, além de pesquisas é necessário mais fiscalização no campo.

“É necessário, além do debate, ter mais ampla e clara divulgação destas informações tanto para os consumidores quanto para os agricultores, pois muitas vezes estes não sabem do maleficio que estes venenos causam para a própria saúde e para a saúde da terra”, afirmou Romão.

Segundo a técnica, é importante, em paralelo a isso, desmistificar os mitos sobre a produção agroecológica e fomentar políticas para os benefícios desta prática que é promotora da saúde e da inclusão social.

“Garantir o direito humano à alimentação adequada, o direito a ter um alimento mais puro e saudável, é também desmontar este conceito de monocultivos na produção alimentar. Na agroecologia, prática que apoiamos, a produção variada de alimentos em um pequeno espaço de terra auxilia na fertilização do solo e na diversificação da própria alimentação das famílias produtoras e consumidoras do alimento livre de defensivos químicos.”

Leia o Relatório Completo elaborado pela Anvisa