notícias

Artista plástico Bené Fonteles lança livro sobre a vida nas bacias fluviais brasileiras

09/12/2013

O artista plástico e compositor Bené Fonteles lançará o seu livro “Prata, São Francisco e Amazonas – União das Águas: imaginário das grandes bacias fluviais brasileiras” no dia 10 de dezembro, às 18h30, na Livraria da Vila.

A proposta do trabalho é demonstrar o diálogo entre a cultura e a natureza nas regiões das três grandes bacias hidrográficas do Brasil: Prata, Amazônia e São Francisco, sob uma pluralidade de olhares.

Publicado pela Alles Trade Editora, a obra tem concepção, organização e edição assinadas em parceria pelo artista plástico Bené Fonteles e pelo jornalista Marcelo Delduque, reunindo em suas 360 páginas inúmeros textos, fotos, ilustrações, mapas e reproduções históricas, que retratam belezas e costumes daquelas regiões.

Nessa viagem pelas águas doces dos rios brasileiros propostas no livro, o leitor se deparará com imagens de importantes nomes da fotografia mundial como Christian Cravo, Claudia Andujar, Araquém Alcantara, Caio Reisewitz, Pierre Verger, Marcel Gautherot, Maureen Bisilliat, Elza Lima, Albert Frisch e Luciano Candisani, que retratam de forma poética e com pluralidade de olhares os moradores, animais típicos e as inúmeras paisagens que compõem as três bacias. Tudo isso é apresentado ao leitor intercalado por textos de autores consagrados como Milton Hatoum, Manoel de Barros, Hermano Vianna, Euclides da Cunha, Mário de Andrade e Érico Veríssimo, além de ilustrações e pinturas assinadas por Miguel Ciera, Diego Guttiérrez, Giacomo Gastaldi, Jonas Barros, Ronaldo Fraga, Matizes Dumont entre muitos outros.

Bené Fonteles é artista plástico e compositor, reside em Brasília, participou de várias publicações do Pólis e da Rede Mundial de Artistas e da elaboração da Carta de Responsabilidades do Artista.

 

Lançamento do livro “Prata, São Francisco e Amazonas – União das Águas: imaginário das grandes bacias fluviais brasileiras” (R$ 105)
Quando: Dia 10 de dezembro de 2013, às 18h30.
Onde: Livraria da Vila – Alameda Lorena, 1.731, São Paulo-SP.