notícias

Caminhada fará resgate histórico de SP sob a perspectiva antropológica da cultura

19/02/2016

do Pontão de Convivência e Cultura de Paz do Instituto Pólis

O Instituto Pólis realizará no dia 22 de fevereiro uma caminhada pelo centro histórico de São Paulo. A ação integra as atividades do Programa Jovem Monitor/a Cultural (PJMC) e tem por objetivo promover a vivência de temas voltados às políticas públicas culturais para juventudes e território, a partir do resgate da história da cidade sob a perspectiva antropológica da cultura. Não é necessário fazer inscrição e a entrada é Catraca Livre.

A concentração será feita às 10h no Instituto Pólis, localizado na Rua Araújo, nº 124, no bairro da Vila Buarque, próximo ao metrô República. A previsão do término da caminhada é às 13h00.

O trajeto passará pela Praça da República, Rua 24 de Maio, Viaduto do Chá, Rua Líbero Badaró, Largo do Café e Pátio do Colégio, sendo finalizado na Praça da Sé.

Instituto Pólis realizou em 2015 caminhada pelo centro de SP com a juventude do PJMC
Instituto Pólis realizou em 2015 caminhada pelo centro de SP com a juventude do PJMC

 

Para abordar questões como direito à cidade e reconhecimento e ocupação dos espaços públicos, estarão presentes José Guilherme Cantor Magnani, Professor Titular do Departamento de Antropologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP), e Lucia Helena Gama, socióloga, pesquisadora na área de “Cultura, História e Cidade” e atualmente gestora no Núcleo de Casas de Cultura na Secretaria Municipal de Cultura (SMC) de São Paulo.

Não é necessário fazer inscrição e a participação é GRATUITA! 

✔ O QUE?
Caminhada pelo Centro Histórico. 

✔ QUANDO?
Dia 22/02/2016 (próxima segunda-feira)

✔ ONDE?
Concentração: 10h, no Instituto Pólis (Rua Araújo, 124 – Vila Buarque – Próximo ao metrô República). 
Previsão de término: 13h, na Praça da Sé.

Trajeto: Instituto Pólis >> Praça da República >> Rua 24 de Maio >> Viaduto do Chá >> Rua Líbero Badaró >> Largo do Café >> São Bento >> Pátio do Colégio >> Praça da Sé.

Confirme sua participação no evento do Facebook

Sobre o Programa

Sobre o Programa Criado pela Lei Municipal 14.968/09 e o Decreto Municipal 51.121/09, o PJMC visa a formação teórica e prática de jovens entre 18 e 29 anos que atuam no atendimento, produção e difusão da cultura municipal em equipamentos culturais da cidade de São Paulo.

O programa é coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de São Paulo por meio do Centro Cultural da Juventude (CCJ). O Instituto Pólis realiza a formação teórica de jovens monitores que atuam em casas de cultura, centros culturais, teatros distritais e gabinete da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de São Paulo. Atualmente, a ONG Ação Educativa realiza a formação teórica de jovens monitores que atuam no CCJ, nas bibliotecas municipais, no Museu da Cidade e no Arquivo Histórico.

Financiado pela Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de São Paulo, o Programa tem a duração de um ano e conta com formações teóricas às segundas-feiras e formações práticas nos equipamentos culturais durante a semana, acompanhados por agentes de formação in loco.”