notícias

CEU Água Azul em Cidade Tiradentes Recebe Vídeo-Diálogo com Luiz Góes

29/10/2012

 

O evento “Resolução de Conflitos pela Não Violência em Mahatma Gandhi e Martin Luther King” ocorreu no último sábado, 27 de outubro, no CEU Água Azul em Cidade Tiradentes – bairro localizado na zona leste de São Paulo, possui aproximadamente 300 mil habitantes e é o maior complexo de unidades habitacionais de toda a América Latina.

O objetivo do encontro foi refletir sobre a cultura de paz e não violência, a partir de ações de Mahatma Gandhi e Martin Luther King. O evento aconteceu em comemoração ao nascimento de Gandhi, proposta pela Associação Palas Athena.

A abertura foi realizada por Hamilton Faria – Coordenador do Pontão de Convivência e Cultura de Paz do Instituto Pólis, seguida pela apresentação de Luiz Góes (Associação Palas Athena) que destacou, a partir do filme “Gandhi”, a contribuição deste para a cultura de paz e para a construção de valores e ações na sociedade e nos territórios. Na programação, foi exibido o documentário “Nashville – Nós Fomos Guerreiros”, sobre a segregação racial nos Estados Unidos.

Durante todo o trabalho, as ações de Mahatma Gandhi e Martin Luther King serviram como inspiração para uma conversa com os participantes sobre violência na vida cotidiana . No final, os participantes sugeriram a continuidade da ação, conectada com outras ações em curso no bairro e nas escolas da Cidade Tiradentes.

A educadora do Pontão de Convivência e Cultura de Paz, Martha Lemos, destaca a importância do diálogo intercultural ampliado a partir dos conceitos e experiências em cultura da não violência, na perspectiva da educação e da cidadania das comunidades, bairros e coletivos no território municipal.