notícias

Cine Belas Artes será reaberto na cidade

30/01/2014

O Cine Belas Artes, após três anos de luta, será reaberto neste ano, em maio, com o apoio da Caixa Econômica Federal. O acordo entre a prefeitura e o banco foi fechado neste mês e foi anunciado oficialmente no dia 28, como parte da comemoração do aniversário da cidade de São Paulo.

Desde que foi fechado em 2011, várias mobilizações a favor do cinema se desencadearam em São Paulo. O Movimento pelo Belas Artes (MBA) foi, talvez, o principal responsável para que a batalha não cessasse. Ajudou a abrir processos de tombamento, levou a questão a órgãos de preservação e à Assembleia Legislativa. No começo de 2013, conseguiu um diálogo maior com a Prefeitura de São Paulo, na conjuntura da gestão Fernando Haddad, que resultou no acordo.

“Um verdadeiro presente de aniversário, a reabertura do Belas Artes não deve ser entendida como o ponto de chegada dessa luta, mas uma referência para o avanço na criação de mecanismos de proteção para os espaços culturais da cidade. Ao longo desses três anos, amadureceu a tese de que São Paulo precisa se proteger da valorização imobiliária, preservando lugares significativos inscritos como patrimônio imaterial, espaços de acesso público relevantes como teatros, cinema, bares e restaurantes.

Sem esses lugares, a cidade perde sua memória, seus pontos de encontro e sociabilidade. Fica sem referências. Foi esse o nosso sentimento quando o cinema fechou, interrompendo uma inovadora forma de se relacionar com o público”, afirmou em declaração, Nabil Bonduki, vereador de São Paulo e integrante do MBA.

A Caixa manterá os custos da programação enquanto a arrecadação pagará o aluguel. Outras empresas também poderão, eventualmente, ajudar o cinema. A Prefeitura não irá arcar com nenhum custo e poderá utilizar o espaço para atividades culturais.

O Cine Belas Artes promoverá alguns benefícios para a população geral como o preço do ingresso, que será cerca de 20% menor ao valor praticado na Avenida Paulista, e o preço dos itens da bombonière que serão 10% menores em relação ao praticado na região. O cinema ainda ofereçerá o desconto de meia-entrada para todos os trabalhadores nas segundas-feiras e também disponiblizará uma sala de incentivo ao cinema brasileiro.