notícias

Consea realiza o Encontro Nacional 4ª+2

18/03/2014

O Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea)  realizará, de terça a quinta-feira (18 a 20/03), o Encontro Nacional 4ª Conferência + 2, no Centro de Convenções Israel Pinheiro, em Brasília.  A presidenta do Consea, Maria Emília Pacheco, a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, o deputado Nazareno Fonteles, da Frente Parlamentar de Segurança Alimentar e Nutricional (FPSAN), e a coordenadora da Comissão de Presidentes dos Conseas Estaduais (CPCE), Norma Alberto, participam do ato de abertura no dia 18 de março (terça-feira), a partir das 9h.

O encontro possui  caráter de reunião ampliada e tem como objetivos mobilizar a sociedade civil e o governo para a consolidação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) e a efetivação da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PNSAN); realizar um balanço das proposições da 4ª Conferência Nacional; e monitorar a implantação do Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Plansan), apresentando propostas para seu aperfeiçoamento.

O encontro tem apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan).

Foto: Abertura do Encontro Nacional

No primeiro dia (18) serão realizadas duas mesas: a primeira, pela manhã, fará um balanço da 4ª Conferência, realizada em 2011, em Salvador. À tarde, serão discutidas as tendências e os cenários e desafios para a segurança alimentar e nutricional. Para encerrar as atividades do primeiro dia, serão realizadas dez atividades integradoras – espaços de diálogo e de compartilhamento de informações para que sociedade e governo apresentem experiências relacionadas à segurança alimentar e nutricional.

No segundo dia (19), acontece o diálogo entre as diretrizes do Plansan e as proposições da 4ª Conferência , em dez grupos de trabalho. Nesta atividade, serão feitos balanços de ações de governo e das proposições e as discussões das questões elaborada nos trabalhos de grupo. À noite, haverá uma apresentação cultural, como forma de integração e confraternização entre os participantes.

No terceiro e último dia (20), pela manhã, haverá a leitura, o debate e aprovação da Carta Política do encontro. O encerramento será no Palácio do Planalto, com as cerimônias de adesão de municípios ao Sisan, entrega da Carta Política, entrega de placas e homenagens.

Clique aqui e confira a programação

 

Fonte: Ascom/Consea