notícias

Cultura Viva na América Latina é tema de encontro com Iván Nogales no Pontão

19/03/2013

 

Integrando a programação da Sessão de Diálogo com o tema Cultura Viva e Cultura do Bem Viver, na última quinta-feira (14), o Pontão de Convivência e Cultura de Paz realizou o segundo encontro preparatório para o I Congresso Cultura Viva Comunitária na América Latina, com a participação do coordenador do congresso Iván Nogales.

O Congresso que acontecerá de 17 a 22 de maio, em La Paz (Bolivia), reunirá mais de seiscentos coletivos latino-americanos que têm em comum a cultura viva comunitária, a arte, a cultura de paz e as novas tecnologias de rede.

Durante a sua fala de abertura, Iván Nogales destacou que um dos norteamentos e premissas do congresso é “observar a força do continente sul-americano, extrapolando as barreiras e o panorama burocrático governamental, firmando um compromisso genuíno com o encontro desses grupos aliado ao apoio e mobilização da sociedade civil”.

Para o historiador, escritor e gestor de políticas públicas Célio Turino “ter onze países representados em La Paz é uma oportunidade de gerar uma ação fluida e necessária ao Programa Cultura Viva. Momentos como este possibilitam a criação de plataformas multicêntricas para reorganização do ativismo popular e da ruptura com a herança colonizadora na América Latina.”

Além das participações ao vivo, a Sessão de Diálogo contou a intervenção via Skype dos coletivos Culebrón Timbal (Argentina), que comemorava a aprovação da Lei Cultura Viva pelo governo peruano, e do Fora do Eixo (São Carlos) que destacou a dificuldade de diálogo com a prefeitura de São Carlos em fomentar a continuidade dos pontos de cultura locais.

Sem contar com o incentivo financeiro dos governos federais dos países latino- americanos, a mobilização para ida dos coletivos ao evento está sendo feita através da rede e do apoio de outras instituições sociais. Em São Paulo, diversos grupos estão se organizando para participar da caravana rumo à capital Boliviana.

Alexandre Santini, do Laboratório de Políticas Culturais da UFRJ, destacou que o engajamento dos grupos está sendo fundamental para articulação e participação dos mesmos no Congresso: “foram emitidas, aproximadamente, duzentas cartas convite para diversos coletivos brasileiros, estamos sugerindo o adiamento do edital de passagens do MINC- Ministério da Cultura Brasileiro e estudando a criação de outro mecanismo que possibilite a ida desses grupos”.

A fim de criar um local que concentre informações, trocas e articulações no ciberespaço o coletivo Soy Loco Por Ti, representado por Érico Massoli, apresentou o site http://www.caravanaporlapaz.org. A partir do envio das propostas (oficinas, espetáculos, debates e etc) enviadas pelos coletivos, será feito um mapeamento das demandas e das atividades do Congresso. A previsão é que a plataforma esteja em funcionamento a partir do dia 22 de março.

O I Congresso objetiva construir um diagnóstico do Programa Cultura Viva na América Latina por meio de oficinas, apresentações artísticas, rodas de diálogo e do convívio dos participantes, criando um espaço de reflexão para construção de mecanismos que fomentem o diálogo entre as comunidades tradicionais e urbanas latino-americanas.

Nas palavras do coordenador geral do Pontão de Convivência e Cultura de Paz Hamilton Faria: “é um evento pela metamorfose cultural da América Latina. A convivência intercultural contribui para se pensar em paradigmas comuns e criativos para uma verdadeira cultura viva”.

“É chegado o momento de encontrarmos com os diversos ajayus que construíram este continente. Essa Caravana possibilitará o reconhecimento de nossas essências, alma e espírito… este é o significado de ajayu”, finalizouNogales.