notícias

Diagnóstico de resíduos sólidos será apresentado em Conferência

21/06/2013

O Diagnóstico Regional de Resíduos Sólidos Urbanos, elaborado pelo Projeto Litoral Sustentável- Desenvolvimento com Inclusão Social, foi selecionado para ser apresentado na III Conferência Internacional de Gestão de Resíduos na América Latina – GRAL 2013.

“Esta será uma grande oportunidade de apresentar a produção do Pólis, difundir nosso trabalho e ampliar o alcance da nossa produção”, comemora Elisabeth Grimberg, coordenadora da área de Resíduos Sólidos Urbanos do Projeto Litoral Sustentável e diretora do Instituto Pólis. A diretora lembra que o diagnóstico também será debatido. “É um espaço de trocas muito importante, onde podem surgir boas contribuições para o nosso processo de construção das agendas”.

O evento é uma iniciativa de entidades técnicas e representantes do setor privado que trabalham com o tema dos resíduos sólidos e deve trazer experiências de gestão sustentável dos resíduos.

Diagnóstico
O Diagnóstico analisou aspectos de geração de resíduos atual e evolutiva, perfil dos resíduos e como está sendo feita a gestão municipal.  Entre os dados analisados o fato de a maior parte do resíduos ser orgânica (sobra de alimentos) ganha destaque.

O alto custo da gestão dos resíduos é outro fator relevante. Dos 13 municípios analisados, nove transportam os resíduos para fora de seus territórios, alguns inclusive sobem a serra.  O Diagnóstico concluiu que o índice de recuperação é baixo, pois as iniciativas de coleta seletiva são incipientes.

De acordo com Carlos Henrique Andrade de Oliveira, consultor do projeto e um dos autores do Diagnóstico, os municípios analisados são locais turísticos e a geração de resíduos sofre uma elevação em épocas de temporada. O diagnóstico irá subsidiar a construção participativa das Agendas Regional e Municipais.
Leia o Diagnóstico.

Veja as apresentações de Resíduos Sólidos Urbanos debatidas nos Seminário Regionais em 2012; nas oficinas Temática Resíduos Sólidos Urbanos do Seminário Temático da Baixada Santista e Litoral Norte.

 

Sobre o evento
O Seminário GRAL – Gestión de Residuos en America Latina, surgiu como o resultado de uma viagem realizada pela América Latina por alguns dos fundadores da International Waste Working Group- IWWG em 2008. A ideia básica era o IWWG ajudar a organizar seminários na América Latina, com forte base científica apoiada por especialistas do IWWG – International Waste Working Group.

Os principais objetivos da organização dos Seminários são: fornecer informações confiáveis e trocar experiências entre os profissionais da área. Os seminários acontecem a cada dois anos, e a cada novo evento é deslocado de um país para outro na região. O Seminário GRAL passa a fazer parte de um conjunto de Seminários, apoiados pelo IWWG. Embora o IWWG esteja fortemente envolvido nos Seminários, o mesmo não deseja receber qualquer pagamento dos organizadores. Ao contrário, encoraja seus membros a apoiá-los.

O primeiro GRAL foi realizado em Quito, Equador, em 2009, o segundo GRAL 2011 foi realizado em Cali, na Colômbia, organizado pela Universidade Autônoma del Occidente e a Universidad del Valle. No final do Seminário, os colegas de São Paulo, Brasil ofereceram-se para organizar o GRAL seguinte.

Este evento, em 2013, acontecerá em São Paulo, Brasil no período de 4 a 6 de setembro de 2013, no Instituto de Engenharia. Veja nosso post sobre o evento aqui.

Acesse o site do evento clicando aqui.