notícias

Diálogos e Conferência Municipal de Políticas para Migrantes

06/11/2013

No último dia 31 de outubro, o Centro Cultural de São Paulo recebeu imigrantes moradores de São Paulo para um diálogo com o poder público. O encontro faz parte do programa DiálogoSPDH, da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, e teve como tema os Migrantes e a Cultura.

Estiveram presentes Juca Ferreira, secretário de Cultura de São Paulo, Rogério Sottili, secretário de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, Paulo Illes, coordenador de Políticas para Migrantes de São Paulo, e imigrantes chilenos, bolivianos, argentinos, equatorianos, senegales, entre outros povos.

Em sua fala, o secretário Juca Ferreira ressaltou que a cultura é peça fundamental para se enfrentar os problemas sociais das comunidades de imigrantes na cidade. Já o secretário de Direitos Humanos, Rogério Sottili, ressaltou a importância do diálogo entre imigrantes e poder público, reiterando que o governo do prefeito Fernando Haddad (PT) tem como base o trabalho participativo dos cidadãos nas decisões públicas.

Entre as principais reinvindicações dos imigrantes estava o direito ao voto na esfera municipal, pauta unanime entre os participantes, pois sem o direito ao voto os imigrantes são invisíveis ao olhar do poder público, além dele ser fator imprescindível para a participação dos cidadãos imigrantes na plenitude dos seus direitos na sociedade brasileira.

Além disso, foi mencionada a importância dos pontos estratégicos de lazer dos imigrantes bolivianos na cidade de São Paulo, como a Praça Kantuta e a rua Coimbra.

“O público destacou a importância de São Paulo como cidade cosmopolita que recebe todos e todas que vêm de outros países e Estados, bem como a convivência desses povos no espaço da cidade. As demandas apresentadas vão desde uma maior presença dos imigrantes em equipamentos públicos, como a rede escolar, até a necessidade de colocar em prática uma cidadania plena através do voto nas eleições. O que se revelou, entre outras coisas, é que o diálogo estabelecido é fundamental para uma diversidade que vai se transformando em cidade”, diz Valmir de Souza, consultor da área de Cultura do Instituto Pólis.

Na área da Cultura foi pedido o incentivo à peças teatrais e a criação de editais específicos para a expressão cultural dos imigrantes.

Representantes bolivianos do bairro de São Matheus defenderam dar o nome do menino Brayan Yanarico Capcha  a uma escola da rede pública, em memória da vítima que morreu durante um assalto à casa de seus pais, em julho deste ano.

A festa tradicional boliviana de “Alasita” foi defendida por duas instituições, pela ASSEMPBOL (Associação de Empreendedores Bolivianos da rua Coimbra) que defenderam sua realização nas imediações do terminal Parque Don Pedro, e pelos organizadores da Praça Kantuta, que defendem a edição de “Alasita” 2014 no Memorial da América Latina.

Foi solicitada a formalização do evento cultural “SOY LATINO” no calendário cultural da cidade. Evento que na sua primeira edição foi um sucesso de público e adesão de artistas, realizado no Memorial da América Latina e organizado pelo CDHIC (Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante) e pelo Portal de noticias “El Guia Latino”.

A participação de imigrantes do continente africano foi marcante, reivindicando principalmente  a falta de espaços de exposição da sua cultura, bem como o direito de vender e expor seu artesanato na cidade de São Paulo.

A saúde também foi tema de pauta, quando solicitado o apoio a projetos já existentes na comunidade chilena.

O diálogo terminou apresentações de danças da comunidade boliviana.

LEIA MAIS.

I Conferência Municipal de Políticas para Migrantes

De acordo com o Programa de Metas da Prefeitura para os próximos anos de gestão, uma das 13 missões sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) é a de “criar e implementar a Política Municipal para Migrantes e de Combate à Xenofobia”, que está a cargo da Coordenação de Políticas para Migrantes (CPMig).

Para tanto, um dos objetivos da secretaria é realizar, de 29 de novembro a 1 de dezembro de 2013, a Conferência Municipal de Políticas para Migrantes. O local do evento ainda não foi confirmado, mas as agendas das Etapas Preparatórias da Conferência já estão confirmadas. Veja abaixo.

→ PENHA: 10 de novembro de 2013, 13h30 às 18h00 – CEU Tiquatira (Penha) – Av. Condessa Elisabeth de Robiano, s/n

→ LIMÃO: 10 de novembro de 2013, Centro Cultural da Juventude (Limão) – Av. Dep. Emílio Carlos, 3641

→ CENTRO: 11 de novembro de 2013, 17h30 às 21h00 – Cine Olido (Centro) – Av. São João, 473

→ SÃO MATEUS: 17 de novembro de 2013, 13h30 às 18h00 CEU São Rafael (São Mateus) – R. Cinira Polônio, 100

 

 I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS PARA IMIGRANTES

Quando: de 29 de novembro a 1 de dezembro.