notícias

Diálogos em Torno do “Perigo da História Única” é Tema do 101º Fórum do Comitê da Cultura de Paz

15/11/2012

Realizado no dia 13/11, no auditório do MASP, o evento aconteceu em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra e celebrou a Década Internacional dos Povos Afrodescendentes.

O encontro inspirou-se no discurso da Nigeriana Chimamanda Adichie, disponível em vídeo no youtube (parte 1 e parte 2) onde cunha o termo “história única”; alcançou milhões de visualizações e milhares de comentários e debates sobre como os estereótipos e reducionismos constroem perspectivas culturais e identidades distorcidas que empobrecem a dignidade de pessoas, povos e tradições.

A mesa redonda contou com a participação de José Adão de Oliveira, Nanci Oliveira, Oswaldo Faustino, Wagner Celestino e mediação de Lourdes Alves de Souza, formando um diálogo partilhado com múltiplas vozes e histórias. Os palestrantes discutiram a atuação do Movimento Negro Unificado no Brasil; o lugar da educação, dos programas de incentivo e as cotas para população negra no Brasil; quem são os negros aos olhos da mídia e um panorama da arte e cultura do samba paulistano.