notícias

Encontro de Turismo Sustentável reúne sociedade civil, gestores, quilombolas, indígenas, caiçaras e ambientalistas

13/11/2013

“O Encontro de Turismo Sustentável: experiências, práticas e caminhos”, no dia 12 de novembro, abriu espaço para uma conversa sobre como o turismo pode contribuir com a redução das desigualdades, gerando oportunidades de trabalho e renda, em Ubatuba, litoral norte paulista.

Na ocasião foi debatido como agregar valor social e cultural aos programas turísticos tradicionais e também para fomentar o turismo com base comunitária, através da formação de redes, de modo que as comunidades, como indígenas, quilombolas ou caiçaras, protagonizem a oferta de produtos turísticos.

Outra pauta foi a diversificação da economia por meio do turismo sustentável, incluindo outros produtos cultivados ou manufaturados pelas comunidades, como o comércio de artesanatos, a produção agroflorestal e os alimentos regionais.

O evento, realizado em parceria com a Secretaria de Turismo de Ubatuba e com a colaboração de diversos atores locais, faz parte do calendário de atividades do projeto Litoral Sustentável – Desenvolvimento com Inclusão Social, e pretende enxergar uma forma de se relacionar com a natureza e as produções culturais, transformando o turismo em provedor de conhecimento e reforço das identidades históricas e tradicionais, além de fonte de lazer e entretenimento.

Participaram das mesas e da apresentação de experiências representantes das comunidades tradicionais e locais de Ubatuba e Vale do Ribeira (indígenas, quilombolas e caiçaras), o projeto Circuito Quilombola, representantes do Parque Estadual da Serra do Mar, Agroflorestas do Litoral Norte, a Prefeitura de Ubatuba, a Secretária do Meio Ambiente de Ubatuba, a Secretaria de Turismo de Ubatuba, a Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba), a Associação Cunhambebé, o COMDIAL (Comitê de Diálogo para a Sustentabilidade do Litoral Norte), o Projeto Tecendo Águas, do Instituto Supereco, a Maitaca Ecoturismo e o Instituto Pólis.

A mesa de abertura contou com a presença de Maria Judith (Maju), coordenadora do Projeto Litoral Sustentável, e do secretário do Meio Ambiente de Ubatuba, Juan Blanco Prada. Na sequência, Hamilton Faria, do Instituto Pólis, e Nei Bernardes, da Secretaria de Turismo de Ubatuba, apresentaram o tema Turismo com Base Comunitária: integrando a cultura e o desenvolvimento local.

Para abrir a Feira de Experiência – “Reflexões e práticas nas experiências de turismo com base comunitária no Litoral Norte – SP”, Jorlei Pereira, do Circuito Quilombola, e Benedito da Silva (Ditão), do Vale do Ribeira, apresentaram suas experiências com o turismo em sua região.

E, à tarde, a Associação Cunhambebé apresentou o diagnóstico parcial: Plano de Negócios em Turismo Sustentável desenvolvido em 7 comunidades do norte de Ubatuba, e o Comdial apresentou experiências e Práticas do Comitê de Diálogo para a Sustentabilidade do Litoral Norte.

Por fim, houve uma rodada de debates, a partir das seguintes perguntas:

Quais são os roteiros turísticos e culturais imperdíveis do litoral norte (Serra e Mar)?
Qual o papel da cultura para o turismo?
Como as comunidades podem se organizar para o turismo de base comunitária?
Quais são as principais oportunidades e parceiros para o turismo de base comunitária no litoral norte?
Quais os principais fatores limitantes que poderiam impedir o desenvolvimento do turismo de base comunitária e como estas ameaças podem ser trabalhadas?
Quais são os “negócios” associados ao turismo de base comunitária que as comunidades poderiam planejar e desenvolver?

A plenária final acordou uma sistematização das discussões e propostas, que será encaminhada à todos os participantes. E, na sequência, será elaborado um caderno temático.

Colaboraram com a organização do evento as prefeituras de Ubatuba, Ilhabela e São Sebastião, o Comdial, o Itesp (Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo), a Maitaca Ecoturismo, a Funai, a Apta e a Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba).