notícias

esperançar: a cidade como escola e outros caminhos para a cidadania

21/09/2021

Ninguém liberta ninguém, as pessoas se libertam em comunhão. Essa é uma frase dita pelo patrono da educação brasileira, Paulo Freire, que teria completado 100 anos em 19 de setembro se ainda estivesse vivo. 

Atualmente, o educador é vítima de ataques sistemáticos, sendo apontado, inclusive, como doutrinador comunista. Entretanto, nós, da Escola da Cidadania do Instituto Pólis, defendemos o seu legado, haja vista que Freire sempre esteve à disposição da construção de uma sociedade mais justa, plural e democrática.

Sendo assim, convidamos todes a se juntarem conosco ao webinário “Esperançar: a cidade como escola e outros caminhos para a cidadania” que acontecerá nesta quinta-feira, dia 23, às 19h, em homenagem ao centenário do educador. Neste encontro, esperamos que seja possível refletir como intervenções artísticas e práticas pedagógicas realizadas no espaço urbano são capazes de auxiliar na emancipação dos indivíduos, seja na apropriação da cidade ou na luta para a efetivação de direitos.

 

O webinário será transmitido ao vivo pelo canal do Pólis no Youtube e contará com os seguintes convidados e convidadas:

Franciele Busico: doutoranda na FAU/USP, mestra em Estética e História da Arte, bacharela e licenciada em História, pedagoga e bacharela em Comunicação Social – Rádio e Televisão (FAAP). Atua como Coordenadora Geral do Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos – CIEJA Perus I, na Rede Municipal de Ensino de São Paulo desde 2016. É coordenadora pedagógica efetiva da EMEF Rogê Ferreira. Foi diretora da Divisão de Orientação Técnico-Pedagógica da Diretoria Regional de Educação de Pirituba/Jaraguá e é professora do curso de Pedagogia do Instituto Singularidades desde 2002.

Ana Laura: militante da Rede Emancipa – Movimento social de educação popular, poeta, mãe, do candomblé e chefe de gabinete do mandato da vereadora Luana Alves do PSOL em São Paulo.

Eugênio Lima: DJ, ator-MC, pesquisador da cultura diaspórica, membro fundador do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos e da Frente 3 de Fevereiro e diretor do Coletivo Legítima Defesa. Ganhador de inúmeros prêmios, possuindo uma ampla atuação como curador em diversas áreas, dentre seus principais trabalhos de curadoria estão: Ciclo Lélia Gonzáles: Uma Intelectual Amefricana; Flup- a Festa Literária das periferias, 2020; Dramaturgia Negra – Antologia Brasileira de Dramaturgia Negra – FUNARTE São Paulo, 2017.

Ednéia Gonçalves: socióloga e educadora, coordenou projetos de cooperação técnica internacional em diferentes países do continente africano. Atua como formadora de gestores e professores nas áreas de Educação e relações étnico-raciais. Desenvolveu conteúdos para formação de professores para UNIFESP, MASP e Itaú Cultural. Atualmente é coordenadora executiva da Ação Educativa.

Cássia Caneco (mediação): mulher cis, negra, arte educadora, cogestora da iniciativa Espaço de Artes Pretas e TLGBQIAP+ de Sapopemba, curadora do Festival Periferia Preta e pesquisadora do Instituto Pólis nas áreas de juventude, cultura e participação. Atuou no terceiro setor na defesa dos direitos da criança e adolescente e do direito à cultura, prestou serviços como artista orientadora para a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social da PMSP e é mutirante do MST.

→ Para acompanhar o webinário, acesse este link e ative o sininho para não perder a transmissão! Esperamos todes lá.