notícias

Fórum da Cidadania de Santos adere à Aliança Resíduo Zero Brasil

25/08/2015

O Fórum da Cidadania de Santos passou a integrar a Aliança Resíduo Zero Brasil, no último dia 19 de agosto. A adesão ocorreu durante reunião ordinária da ARZB, realizada na sede do Instituto Pólis, em São Paulo. As organizações que integram a ARZB se comprometem a incorporar o conceito de Resíduo Zero.

Com 1 milhão e 700 mil habitantes, a Baixada Santista é uma região estratégica para avançar na implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Um fator importante a ser considerado no cenário local é que o único aterro sanitário da região está com o esgotamento previsto para daqui a três anos.
A ARZB trabalha em rede para buscar soluções para que os municípios não aterrem ou incinerem os resíduos e sim utilizem soluções sustentáveis, como o sistema de biodigestão, que podem e devem ser compartilhadas regionalmente no caso da Baixada Santista.

“A Baixada Santista é uma região ambientalmente crítica por vários motivos: a existência do porto, o completo industrial de Cubatão e o turismo são apenas algumas questões que afetam a qualidade do meio ambiente”, comenta Célio Nori, coordenador do Fórum da Cidadania de Santos. “É preciso que a sociedade civil dê resposta a tudo isso e busque caminhos em direção ao desenvolvimento sustentável, com uma agenda que enfatize o social e ambiental junto com o crescimento da região.”

De acordo com Elisabeth Grimberg, coordenadora do tema de resíduos sólidos do Instituto Pólis, o Fórum da Cidadania tem uma atuação ampla e com capacidade de incidir regionalmente. “Por exemplo, na mobilização e construção de um posicionamento contra o incinerador na Praia Grande. A entidade também teve um papel papel importante na articulação dos secretários de Meio Ambiente da Baixada Santista em um evento organizado em parceria com a Aliança Resíduo Zero Brasil e internacional”, disse Elisabeth.

Sobre a Aliança Rezíduo Zero Brasil

A ARZB é parte do movimento internacional Zero Waste, que busca promover o conceito, o debate e a divulgação de experiências voltadas à não destinação de resíduos para aterramento, tampouco para incineração. O Instituto Pólis é uma das entidades copromotoras e atual sede da secretaria executiva da ARZB.

O conceito

Surgido nos anos 70, Resíduo Zero é um conceito inspirado nos ciclos naturais de vida, eficientes e sustentáveis, em que tudo é transformado em outros recursos, sem desperdício e sobras.

Adotar o conceito Resíduo Zero significa minimizar os impactos no solo, na água, no ar e nos ecossistemas, em geral, que podem ser nocivos ou ameaçar a saúde planetária – animal e vegetal – e provocar irreversíveis alterações climáticas; projetar e gerenciar produtos e processos para reduzir o volume e a toxicidade dos resíduos e materiais; conservar e recuperar recursos naturais; não queimar ou enterrar resíduos; e incentivar o consumo de produtos e serviços com o conceito Resíduo Zero.

Saiba mais em www.residuozero.org.br

Notícia do Observatório Litoral Sustentável – Instituto Pólis. Clique para ver o material apresentado na reunião.