notícias

Gandhi Occupy, o século 21

24/01/2014

Organizado pelo Palas Athena, quatro jovens ativistas, em uma mesa de diálogo, farão uma nova leitura do legado de Gandhi à luz das mudanças vertiginosas da sociedade contemporânea. Os movimentos Occupy´s, 15M´s, Indignados, Primaveras Árabes e Manifestações brasileiras de junho passado são a expressãoatual daquelas que Gandhi promoveu há mais de meio século, viabilizando transformações que resultaram na independência de seu país, hoje a maior democracia do planeta.

O “Banco dos Pobres” criado em Bangladesh pelo Prof. Yunnus tem seu antecedente no Sevagram, cooperativa de pequenos empréstimos concebida por Gandhi com o intuito de empoderar as mulheres das aldeias.

E conceitos como educação integral, desenvolvimento local, equidade de gênero e livre circulação da informação e conhecimento viabilizada por jornais em diferentes línguas – todos têm em Gandhi um precursor visionário e empreendedor.

A abertura do encontro estará a cargo da atriz, contadora de histórias e arte-educadora, Tininha Calazans, que apresentará um conto inspirado na história do Mahatma.

Em uma carta escrita a um amigo durante a Marcha do Sal, Gandhi revela um sonho: fazer uma caminhada com crianças. Para realizar esse sonho, convidamos a todos que tragam seus filhos, sobrinhos, netos ou vizinhos. Durante a mesa de diálogo, em outra sala, uma equipe de professores proporcionará aos pequenos entre 4 e 12 anos um encontro com os pilares do pensamento gandhiano: Verdade, Autonomia e Não-violência, através de atividades lúdicas.

Comporão a mesa de diálogo:

André Gravatá – jornalista, escritor e membro do coletivo Educ-ação. Coautor do livro Volta ao mundo em 13 escolas e cofundador do Movimento Entusiasmo.

Anielle Guedes – economista, física, produtora executiva do documentário Quando sinto que já seie presidente do Centro de Empreendedorismo da USP.

Mariana Campanatti – publicitária e cofundadora do movimento Imagina na Copa, força-tarefa para promover uma virada para o Brasil.

Pedro Kelson Batinga – administrador, coordena os projetos socioeducativos da Palas Athena parapropagar a Cultura de Paz.

* protesto internacional pacífico de ocupação dos centros político e econômico, em resposta às crises de 2011/12

Evento Gratuito
Quando:
 Às 19 horas no dia 30 de janeiro, quinta-feira.
Onde: Centro Cultural da Índia – Alameda Sarutaia, 380 – Jardim Paulista, São Paulo, SP

Tel.: (11) 3266-6188 – www.palasathena.org.br

Mais informações na página do evento.