notícias

GPR2C organiza seu Encontro Regional Europeu em Barcelona

29/03/2016

de Plataforma Global pelo Direito à Cidade

Organizações internacionais e locais se encontram antes do Encontro Temático da Habitat 3 na capital catalã

Barcelona, ​​29 de Março. Nos dias 2 e 3 de abril, vários governos e organizações que lutam pelo direito à cidade se reúnem em Barcelona para o Encontro Regional Europeu, organizado pela Plataforma Global pelo Direito à Cidade (GPR2C, em sua sigla em inglês para Global Platform for the Right to the City). Esta reunião será realizada antes do Encontro Temático sobre espaços públicos, que faz parte dos eventos prévios à Habitat III e é organizado pela Prefeitura de Barcelona. Habitat III será a terceira Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável. É realizada a cada 20 anos, e nesta edição, será realizada em Quito, Equador, em outubro.

Espera-se a participação de 50 participantes de diferentes países e diferentes linhas de ação, como representantes de movimentos sociais, acadêmicos, redes internacionais, governos locais e defensores dos direitos humanos. O Encontro Regional Europeu tem como objetivo apresentar a Plataforma Global e analisar obstáculos, desafios e recursos europeus para a aplicação do direito à cidade; promover o fortalecimento das alianças regionais; discutir os diferentes conceitos de “direito à cidade” na Europa e também para compartilhar informações sobre os processos regionais que se dedicam ao Habitat III, bem como estabelecer planos de ação comuns para a conferência.

Nascida após o Encontro Internacional de São Paulo, realizado em novembro de 2014, a GPR2C também promoveu os encontros Regionais da África e da Ásia (novembro e 2015 dezembro, respectivamente).

O Encontro Regional Europeu tem como objetivo apresentar a Plataforma e analisar obstáculos, desafios e recursos europeus para a aplicação do direito à cidade; promover o fortalecimento das alianças regionais; para discutir os diferentes conceitos de “direito à cidade” na Europa e também para compartilhar informações sobre processos regionais que se dedicam ao Habitat III, bem como para estabelecer planos de ação comuns para a conferência.

Na recente reunião preparatória para Habitat III em Praga, a GPR2C lançou um forte apelo para incluir o direito à cidade na Nova Agenda Urbana e convocou todxs atrizes e atores sociais para ajudar a difundir a importância da sua implementação. Além disso, considera essencial a participação da sociedade civil e governos locais no processo.

A declaração pede que o direito à cidade seja protegido, promovido e implementado em todos os documentos Habitat III, e defende a existência de cidades livres da discriminação, e culturalmente diversas, com espaços públicos de qualidade e com cidadãs e cidadãos envolvidos na participação política.

A Plataforma Global pelo Direito à Cidade é uma rede internacional que reúne várias organizações da América, África, Ásia e Europa, incluindo movimentos sociais, ONGs, redes e fóruns, instituições acadêmicas, setor público, fundações e organizações internacionais. A GPR2C foi criada em 2014 com o objetivo de defender o direito a cidades justas, democráticas e sustentáveis.

Encontro Regional Europeu pelo Direito à Cidade

Data: Sábado (2) e Domingo (3) de Abril – Horário: 9h às 18h

Local: Edifício Histórico da Universidade de Barcelona (Pl.Universidad, Barcelona).

Organizadores: Plataforma Global pelo Direito à Cidade, Coalizão Internacional pelo Habitat (HIC). Observatório DESC, Rede Mundial de Cidades e Governos Locais e Regionais (CGLU) e Instituto Pólis

Para solicitar entrevistas com integrantes das entidades organizadoras – Nelson Saule (Instituto Pólis), Lorena Zárate (HIC) e Irene Escorihuela (Observatório DESC) –  ou participantes do evento, entre em contato com:

Iolanda Parra – Comunicação Observatório DESC

93 302 68 82/616 538 783

comunicacio@observatoridesc.org

www.observatoridesc.org