notícias

inscrições abertas: ciclo cidades livres

24/08/2021

As cidades brasileiras são atravessadas por distintas desigualdades, e os abismos são tantos que nem mesmo as pontes espalhadas pela paisagem urbana conseguem diminuir as distâncias entre realidades tão diferentes. Para alguns corpos, a cidade é mais hostil do que para outros, e acessar determinados espaços e direitos, pode significar uma verdadeira luta. Por que isso acontece? De que maneira as experiências e vivências das pessoas nas cidades são diferentes umas das outras? E quais são as estratégias desenvolvidas para enfrentar essas desigualdades?

A cidade que queremos é antirracista, feminista e LGBTQIAP+!

Ciclo Cidades Livres tem como principal objetivo promover um olhar interseccional para as desigualdades, entendendo como elas se dão e de que maneira são reivindicadas e implementadas transformações positivas nas cidades. O ciclo está dividido em três cursos, todos partes de um mesmo trajeto: Cidades feministasCidades antirracistas e Cidades LGBTQIAP+.  Conheça a ementa de cada um deles aqui.

Como funciona?

Os cursos são independentes e podem ser realizados individualmente, mas recomendamos que você embarque conosco nesse percurso para uma experiência completa. Cientes de que as temáticas estão profundamente conectadas, buscamos construir um percurso em que, a cada curso, novas temáticas são agregadas ao mesmo tempo em que discutimos seus pontos de contato, sempre apresentando novas perspectivas.

Todas as aulas do Ciclo Cidades Livres acontecerão às segundas e quartas-feiras, das 19h às 21h, do dia 20/09 até 17/11, com emissão de certificado mediante participação em no mínimo 75% de nossas atividades. Os encontros serão virtuais. Os três cursos são destinados ao público em geral, e buscarão oferecer elementos de aprofundamento tanto para quem está iniciando no debate proposto, quanto para quem já está familiarizado com as temáticas. Clique aqui para fazer sua inscrição.

Tendo em vista a missão da Escola da Cidadania, em cada curso do ciclo Cidades Livres oferecemos isenção na inscrição para até 10 participantes de movimentos populares, coletivos e organizações da sociedade civil. Para solicitar isenção, as pessoas interessadas devem preencher este formulário respeitando os prazos de inscrição estabelecidos para cada curso. A seleção levará em conta critérios de gênero, raça, orientação sexual e situação de moradia. Encorajamos principalmente a participação de pessoas negras, trans e/ou moradores de periferias e favelas.

Conheça cada um dos cursos:

  • 20/9 a 4/10 – Cidades feministas
    O curso Cidades Feministas (coordenado por Paula Santoro e Larissa Lacerda) tem como principal objetivo subsidiar uma reflexão crítica acerca das formas de leitura do território e da atividade do planejamento urbano, introduzindo conceitos, teorias, políticas e práticas no campo do planejamento urbano que incorporam gênero, raça/etnia, entre outros marcadores sociais da diferença, como categoria de análise do território e base para a atividade planejadora. Com Kelly Fernandes, Paula Santoro, Gabriela Leandro Pereira (Gaia), Jacqueline Moraes, Adalgisa Campos e Larissa Lacerda.
  • 06/10 a 25/10 – Cidades antirracistas
    O curso Cidades Antirracistas (coordenado por Cassia Caneco, Graciela Medina e Rodrigo Iacovini) buscará pensar a cidade a partir da chave interseccional, percorrendo discussões sobre o apagamento da memória, arte e cultura negra das cidades e seus desdobramentos sobre o direito à cidade e à vida da população negra, bem como o desenvolvimento de tecnologias de reinvenção urbana como o urbanismo negro e o aquilombamento. Com Joice Berth, Bethania Boaventura, Henrique Cunha Jr, Thiago Hoshino, Carolina Piai Vieira (Cartografia Negra), Cassia Caneco, Dennis Pacheco, Gabriela Pinto e Camila Cardoso (Quilombaque).
  • 27/10 a 17/11 – Cidades LGBTQIAP+
    O curso Cidades LBGTQIAP+ (coordenado por Cassia Caneco, Graciela Medina e Rodrigo Iacovini) promoverá reflexões sobre as perspectivas das populações LGBTQIAP+ para as cidades, partindo de suas trajetórias e estratégias de uso do espaço urbano, e passando pelas distintas formas de ocupação e transformação dos territórios na luta por acolhimento, pela moradia e pelo direito à cidade. Com Erika Hilton, Gilson Santiago, Fernanda Gomes, Heloisa Melino, Bruno Puccinelli, Leandrinha Du Art, Artur Duarte (Casa 1), Rodrigo Iacovini e Symmy Larrat.