notícias

Instituto Pólis debate habitação, mobilidade e saneamento na 5ª Conferência da Cidade de Ilhabela

10/05/2013

O Instituto Pólis, através do Projeto Litoral Sustentável – Desenvolvimento com Inclusão Social, apresentou uma análise do Plano Diretor do Município de Ilhabela durante a 5ª Conferência da Cidade que se encerrou hoje (10), no Hotel Pelicano.

Raphael Bischof, da equipe do projeto Litoral Sustentável, apresentou a discussão sobre o Plano Diretor que faz parte da leitura jurídica já publicada no Diagnóstico Urbano Socioambiental de Ilhabela.

E a urbanista Danielle Klintowitz apresentou a dinâmica da mobilidade urbana no Litoral Paulista, as questões locais e os impactos dos grandes projetos. A apresentação trata dos desafios do planejamento da habitação, emprego, educação e turismo que são importantes para a discussão sobre meios de transporte e estrutura viária e suas alternativas para resolução dos problemas de mobilidade no presente e no futuro. Klintowitz lembra da importância da elaboração dos Planos de Mobilidade ser pensada em conjunto com os Planos Diretores para se obter melhores resultados práticos.

Também se apresentou o representante do Governo de Ilhabela, Guilherme Martins Galvão, que falou das ações locais e sobre o papel central do Plano de Mobilidade, que neste momento está em elaboração. Além disso, foi apresentado o projeto de bicicletas da cidade de São Paulo e o convênio com instituições bancárias para sua implementação.

Durante o debate uma das questões feitas para o Instituto Pólis tratou de estabelecer uma comparação entre regiões e se o futuro do Litoral Norte será exatamente de mesma complexidade do que da atual Baixada Santista com relação a mobilidade urbana.

Danielle Klintowitz analisa que o período de desenvolvimento e planejamento das regiões (na Baixada já aconteceu em décadas anteriores e de maneira mais intensa neste momento no Litoral Norte) e também da legislação atual são muito diferentes e isso é importante para analisar as perspectivas de futuro do Litoral Norte.

 

Leia aqui o Diagnóstico Urbano Socioambiental de Ilhabela.