notícias

instituto pólis fomenta reflexão sobre as disputas territoriais de são paulo em peça online

17/06/2021

Pesquisadores do Instituto Pólis participarão da produção teatral Guerra – uma travessia virtual para difundir conceitos do direito à cidade e promover reflexões sobre como convivemos com os territórios urbanos. O espetáculo, encenado pela A Próxima Companhia, foi adaptado para o formato online e busca, com seu enredo, discutir as disputas de território, apagamento cultural e outros temas presentes na realidade de grandes metrópoles. A peça será transmitida gratuitamente pelo Youtube da Próxima Cia e estará em cartaz de 16 de junho a 31 de julho, todas as quartas, sextas e sábados, às 20h.

Inspirada na tragédia grega Ésquilo Sete Contra Tebas, na qual a cidade de Tebas está prestes a ser atacada em seus sete portais por uma guerra entre irmãos, a produção de Guerra levantou conflitos urbanos em regiões do centro São Paulo, mapeando sete territórios: Largo do Arouche, Cracolândia, Santa Efigênia, Favela do Moinho, Luz, Higienópolis e Minhocão. A adaptação virtual da peça conta com a condução do elenco de forma ao vivo e ainda com trechos audiovisuais que trazem índices documentais do processo e dos territórios antes e durante a pandemia.

Em parceria com o Instituto Pólis, o espetáculo terá uma dinâmica de interação mediada com o público. Questões instigadoras serão propostas ao longo da peça para trabalhar o Direito à Cidade como um conceito transversal às diferentes experiências vivenciadas no espaço urbano.. Ao fim da apresentação, as respostas do público enviadas pelo chat serão lidas e comentadas pelos pesquisadores. O intuito é provocar o público para que este reflita como interagimos com as cidades que habitamos. 

Pelo Instituto, participarão da mediação Danielle Klintowitz, arquiteta urbanista e coordenadora geral do Pólis; Rodrigo Faria Iacovini, doutor em Planejamento Urbano e Regional pela USP e coordenador da Escola da Cidadania; Graciela Medina, formada em Políticas Públicas pela UFABC e assistente de projetos e Lara Cavalcante, arquiteta urbanista e parte da equipe de urbanismo. 

A direção do espetáculo é de Edgar Castro e o elenco é formado por Caio Marinho, Caio Franzolin, Gabriel Küster, Paula Praia, Juliana Oliveira e as atrizes convidadas, Rebeka Teixeira e Lígia Campos.

SERVIÇO

O que: peça Guerra – uma travessia virtual
Onde: página do Youtube da Próxima Companhia (Link)
Quando: de 16 de junho a 31 de julho. Todas as quartas, sextas e sábados às 20h
Preço: gratuito
Duração: 70 minutos.
Recomendado para maiores de 12 anos.