notícias

Instituto Pólis passa a integrar Conselho Gestor do Mosaico da Bocaina

09/09/2015

Área de preservação do litoral elege novo conselho gestor e traça linhas de ação para o desenvolvimento sustentável

No dia 3 de setembro foi realizada a 33ª reunião do Conselho Gestor do Mosaico da Bocaina de áreas protegidas. A reunião, que aconteceu em Paraty-RJ, teve como objetivo discutir propostas para o desenvolvimento e a preservação das áreas do Mosaico e empossar as organizações que integrarão o Conselho no biênio 2015-2017.

O Instituto Pólis, que já atua no litoral paulista por meio do Observatório Litoral Sustentável, passou a ser uma das organizações que compõem o Conselho. Mariana Monferdini, gestora ambiental e representante do Instituto na reunião, comenta que “o Conselho é um espaço de diálogo e articulação estratégico para a região, pois integra diversos atores como comunidades tradicionais, gestores de unidades de conservação e áreas protegidas, organizações da sociedade civil, pesquisadores e pessoas interessadas em colaborar com este espaço participativo, onde se discute políticas de conservação e desenvolvimento sustentável”.

Na ocasião, foram apresentados alguns pressupostos para orientar as ações futuras: integração entre agentes, disseminação de boas práticas para o desenvolvimento sustentável (agroecologia e permacultura), fomento ao turismo de base comunitária, ordenamento territorial integrado, articulação institucional e intersetorial, gestão participativa e dinâmica, resolução de conflitos, criação de bases para revisão das Unidades de Conservação e conceber instrumentos de valorização do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama).

O Conselho pretende atuar também na identificação das necessidades de povos e comunidades tradicionais, monitoramento da exploração do pré-sal e proteção da biodiversidade. As organizações membro deverão elaborar um plano de comunicação e planejamento estratégico para conduzir as atividades do biênio.

Sobre o Mosaico Bocaina

O Mosaico Bocaina foi instituído pela Portaria MMA nº 349, de 11 de dezembro de 2006. O reconhecimento de um mosaico é feito pelos órgãos gestores das unidades de conservação.

O território do Mosaico Bocaina reúne unidades de conservação, de âmbitos federal, estadual e municipal e suas respectivas zonas de amortecimento, localizadas no Vale do Paraíba do Sul, litoral norte do Estado de São Paulo e litoral sul do Estado do Rio de Janeiro, abrangendo:
14 municípios dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo
18 Unidades de Conservação e suas zonas de amortecimento
05 Terras Indígenas
04 Quilombos

A região integra o Corredor da Biodiversidade da Serra do Mar, um “hotspot”, uma das áreas mais ricas em biodiversidade em toda a Mata Atlântica. O território do Mosaico abriga importantes maciços florestais totalizando cerca de 222 mil hectares, sob condições especiais de manejo e proteção legal.
Saiba mais em www.mosaicobocaina.org.br