notícias

Instituto Pólis realiza caminhada pelo centro histórico de SP com enfoque nas culturas negras

15/01/2015

Na segunda-feira, dia 19/01, o Pontão de Convivência e Cultura de Paz do Instituto Pólis realiza a caminhada “Conviver em Paz nas Cidades – 1ª Caminhada do Programa Jovem Monitor Cultural”. A caminhada integra a programação da formação teórica do Programa Jovem Monitor Cultural (PJMC) desenvolvida pelo instituto, mas é aberta ao público geral. Não é necessário realizar inscrição e a participação é gratuita. A concentração acontecerá às 10h30 na sede do Pólis, localizada na Rua Araújo, nº 124, no bairro da Vila Buarque, em São Paulo.

A caminhada terá enfoque na presença e influência das culturas negras na construção da cidade e passará pelo Largo do Arouche, a Rua 24 de Maio, o Largo do Paissandú, a Praça Antonio Prado (Bolsa de Valores), o Pátio do Colégio, a Rua Direita, o Viaduto do Chá e possui previsão de término às 13h15 no Teatro Municipal, marco do Movimento Negro na década 1980. Após esse horário, os jovens monitores culturais retornarão ao Instituto Pólis para dar continuidade nas atividades de formação.

A caminhada contará com a presença do professor de Antropologia da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) Acácio Almeida, também membro da Casas das Áfricas. O evento conta com o apoio da instituição cultural Ilú Obá de Min e da Secretaria Municipal de Cultura (SMC).

O Programa

Criado pela Lei Municipal 14.968/09 e o Decreto Municipal 51.121/09, o PJMC visa a formação teórica e prática de 111 jovens entre 18 e 29 anos, que atuarão na recepção, produção e difusão da cultura municipal em equipamentos culturais da cidade de São Paulo, tais como casas de cultura, centros culturais, teatros distritais e gabinete da SMC.

O programa é coordenado pela SMC por meio do Centro Cultural da Juventude (CCJ). Atualmente, a ONG Ação Educativa realiza a formação teórica de 126 jovens monitores que atuam no CCJ, nas bibliotecas municipais, no Museu da Cidade e no Arquivo Histórico.

Financiado pela SMC, o Programa tem a duração de um ano e conta com formações teóricas no Instituto Pólis às segundas-feiras e formações práticas nos equipamentos culturais durante a semana, acompanhados por agentes de formação in loco.

Créditos da imagem: Arte da faixa de Nene Surreal e Osmar Dantas